A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO CURRICULO PAULISTA: SENTIDOS DO TEXTO E DA PRÁTICA

Autores

  • Adaliza Meloni Unesp de Presidente Prudente
  • Iraíde Marques de Freitas Barreiro Unesp de Assis

Palavras-chave:

Currículo. Ensino de Geografia. Espaço Geográfico. São Paulo faz Escola.

Resumo

A centralidade na corrente crítica ou humanista não daria conta de problematizar o espaço geográfico, objeto de estudo da geografia, no atual currículo paulista implementado em 2008. Neste artigo propõe-se a refeltir a cerca das tensões entre as diferentes correntes teóricas para a disciplina de geografia no referido currículo, como são explicitadas e interpretadas nos exercícios e atividades do currículo e como são trabalhadas em sala de aula. Análises acercada leitura do espaço geográfico nas orientações curriculares paulista, passadas e atuais, explicitam tensões decorrentes dos movimentos sociais e políticos da sociedade. A análise das orientações gerais do currículo paulista, para geografia, evidenciou aspectos ligados tanto àgeografia crítica quanto à humanista, na tentativa de superar a abordagem tradicional da ciência geográfica e desenvolver uma abordagem crítica da geografia na sala de aula. Na prática, o conteúdo e a forma de apresentação nos cadernos do professor e do aluno, não sãoplenamente compatíveis com o desenvolvimento de uma abordagem crítica do espaço geográfico. Mas, ao observar-se o desenvolvimento da disciplina de geografia, em salas de aula do ensino médio de uma escola da rede estadual paulista, constatou-se que os professores ao desenvolverem os conteúdos curriculares agregam subsídios teóricos, seus próprios conhecimentos e materiais disponibilizados, de acordo com o contexto de cada sala de aula. Tal situação rompe com a imagem de rigidez curricular, ao explicitar diferentes leituras oriundas da política curricular, se revelando em aproximações e distanciamentos da política, de modo a incorporar os sentidos da prática.

Biografia do Autor

Adaliza Meloni, Unesp de Presidente Prudente

Possui graduação em Licenciatura em Geografia (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Ourinhos. Mestrado em Educação (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Atualmente é doutoranda em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - UNESP.

Iraíde Marques de Freitas Barreiro, Unesp de Assis

Mestre e doutora pela UNICAMP e USP, respectivamente. e Pós- Doutoramento na Universidade do Porto - Portugal. Atualmente é professora na graduação Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP e na Pós-Graduação na Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP – Marília, com disciplinas no campo das políticas educacionais

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos