REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM: DE PIAGET A MATURANA
Palavras-chave:
aprendizagem, biologia cognitiva, novos paradigmasResumo
Nesse artigo faremos reflexões sobre o aprender e aprendizagem. Não é sobre qualquer aprendizagem que discorreremos. É do aprender com a mente, corpo, alma, emoção, intuição e espírito. Uma aprendizagem transdisciplinar, e, portanto, singular. Uma aprendizagem legitimadora da autoria de pensamento, da inteireza da vida e do viver. Para tal, percorremos os caminhos da neuroaprendizagem também apresentando o olhar da Psicopedagogia sobre o aprender. Adiante, discorreremos brevemente sobre as ideias de Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon, para então seguirmos com a biologia cognitiva de Humberto Maturana. E, assim, encontraremos novas possiblidades de aprendizagem, de autoria de pensamento e do habitar-se. Busca-se uma visão do aprender que não nos faça escravos das palavras, mas dê asas aos nossos pensamentos e sonhos, outorgando-nos a autoria de ser-si mesmo.Downloads
Publicado
2015-12-29
Edição
Seção
Artigos
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