<strong>TEORIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO ANTÍDOTO CONTRA/NA CULTURA DA TESTAGEM</strong>
Palavras-chave:
currículo, reconceptualização, autobiografia, cultura de testagem em larga escalaResumo
Neste artigo, defendo o papel crucial da teorização sobre currículo como um componente integral do debate educacional contemporâneo nos EUA e no mundo. Faço isso, especialmente, a luz da atual corrida para quantificar todos os aspectos, necessariamente enredados, do ensino, aprendizado e currículo. Na verdade, esses aspectos, não são frequentemente apenas impossíveis de serem totalmente medidos por testes de larga escala, mas são imprevisíveis, não-generalizáveis e até impossíveis de serem conhecidos. Inicialmente, elaboro, baseada em minha participação na Reconceptualização do currículo nos EUA, perspectivas de teorização curricular que refletem tais posições. Esse movimento inicialmente trabalhou, nos últimos 40 anos, para mover o campo de uma concepção técnica e estática de currículo apenas como um conjunto de “conteúdos” pré-determinados para um processo ativo de “entendimento do currículo” — de atenção tanto aos aspectos temporais e auto-reflexivos das interpretações pessoas de todos os aspectos das experiências educacionais que, efetivamente, constituem o “currículo”. Aponto, sucintamente, o trabalho de alguns pesquisadores cuja teorização sobre currículo enfocou diretamente a inter-relação entre currículo, aprendizagem e ensino. Em seguida, aponto as complexidades subjetivas e materiais que professores e alunos encaram todos os dias quando se envolvem uns com os outros, com os conteúdos das matérias e com tentativas de “entender” a(s) natureza(s) da suas experiências educacionais, especialmente nesse momento em que a educação é assolada por testes padrões de larga escala. Finalmente, eu sugiro que teorizar o currículo como autobiografia pode oferecer algumas formas particulares de interpretar e interrogar as tentativas de entender a natureza da própria experiência educacional, particularmente quando essas são afetadas pelas atuais manifestações da cultura do teste.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.