<strong>TEORIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO ANTÍDOTO CONTRA/NA CULTURA DA TESTAGEM</strong>

Autores

  • Janet L. Miller Teachers College, Columbia University.

Palavras-chave:

currículo, reconceptualização, autobiografia, cultura de testagem em larga escala

Resumo

Neste artigo, defendo o papel crucial da teorização sobre currículo como um componente integral do debate educacional contemporâneo nos EUA e no mundo. Faço isso, especialmente, a luz da atual corrida para quantificar todos os aspectos, necessariamente enredados, do ensino, aprendizado e currículo. Na verdade, esses aspectos, não são frequentemente apenas impossíveis de serem totalmente medidos por testes de larga escala, mas são imprevisíveis, não-generalizáveis e até impossíveis de serem conhecidos. Inicialmente, elaboro, baseada em minha participação na Reconceptualização do currículo nos EUA, perspectivas de teorização curricular que refletem tais posições. Esse movimento inicialmente trabalhou, nos últimos 40 anos, para mover o campo de uma concepção técnica e estática de currículo apenas como um conjunto de “conteúdos” pré-determinados para um processo ativo de “entendimento do currículo” — de atenção tanto aos aspectos temporais e auto-reflexivos das interpretações pessoas de todos os aspectos das experiências educacionais que, efetivamente, constituem o “currículo”. Aponto, sucintamente, o trabalho de alguns pesquisadores cuja teorização sobre currículo enfocou diretamente a inter-relação entre currículo, aprendizagem e ensino. Em seguida, aponto as complexidades subjetivas e materiais que professores e alunos encaram todos os dias quando se envolvem uns com os outros, com os conteúdos das matérias e com tentativas de “entender” a(s) natureza(s) da suas experiências educacionais, especialmente nesse momento em que a educação é assolada por testes padrões de larga escala. Finalmente, eu sugiro que teorizar o currículo como autobiografia pode oferecer algumas formas particulares de interpretar e interrogar as tentativas de entender a natureza da própria experiência educacional, particularmente quando essas são afetadas pelas atuais manifestações da cultura do teste.

Biografia do Autor

Janet L. Miller, Teachers College, Columbia University.

PhD por The Ohio State University. É professora titular do Teachers College, Columbia University. Foi Vice-presidente da American Educational Research Association pela Divisão de Currículo e presidente da American Association for the Advancement of Curriculum Studies. Foi editora-fundadora da revista JCT: Journal of Curriculum Theorizing, responsável pelas Bergamo Conferences.

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Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS