<strong>LABORATÓRIOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D: ANATOMIA HUMANA EM METAVERSO, UMA PROPOSTA EM IMMERSIVE LEARNING</strong>
Palavras-chave:
laboratórios digitais virtuais em 3D, immersive learning, aprendizagem, anatomiaResumo
O artigo apresenta uma pesquisa interdisciplinar e interinstitucional no âmbito da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior - RICESU. O problema da pesquisa consistiu em compreender como poderiam ser desenvolvidos os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos de Anatomia Humana na perspectiva do immersive learning, utilizando Metaversos. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fez uso da Netnografia. Os dados emergiram das interações dos participantes (discentes e docentes de disciplinas de Anatomia Humana), nos diferentes espaços tecnológicos digitais, utilizando como instrumentos: observações, registros textuais, orais e gráficos, autoavaliação, questionários e entrevistas. Para organizar e analisar os dados foi utilizado o NVivo na perspectiva da análise de conteúdo. Como principais resultados, encontramos que os sistemas modelados em 3D facilitaram a atribuição de significado a conceitos e processos vinculados aos diferentes sistemas. Essa imersão, associada à gamificação, propiciou um maior envolvimento dos discentes nos conceitos. Assim, experiências em i-Learning podem enriquecer contextos de aprendizagem em Anatomia, compondo ambientes híbridos na perspectiva da multimodalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.