REVISITANDO O(S) SENTIDO(S) PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Elisabete Cruz Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Fernando Albuquerque Costa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Integração Curricular. Mudanças Curriculares. Inovação Curricular. Teoria e Desenvolvimento Curricular.

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação mais ampla, conduzida no programa de doutoramento em Educação, especialidade em Teoria e Desenvolvimento Curricular, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Enquadrado num modelo de investigação de cunho interpretativo, trata-se de um recorte de fundamentação teórica, que se desenvolve com o objetivo de encontrar o âmago que está no interesse renovado pela integração curricular, manifesto nomeadamente no âmbito dos processos de reforma curricular que estão em curso a nível mundial. Seguindo o pensamento de renomados especialistas na área da integração curricular são identificadas e caracterizadas três grandes razões que têm contribuído para fundamentar e legitimar esta opção nas práticas pedagógicas: 1) a razão epistemológica, assente na análise dos modelos de ciência e na crítica ao paradigma cartesiano; 2) a razão sociocultural, assente na análise das transformações civilizacionais em curso e na crítica ao paradigma da modernidade; e 3) a razão psicopedagógica, assente na análise de abordagens de desenvolvimento do currículo e na crítica à pedagogia tradicional.

Biografia do Autor

Elisabete Cruz, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação, especialidade em Teoria e Desenvolvimento Curricular, e membro do Grupo de Investigação "Educação Tecnologia e Sociedade" da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos