DESAJUSTES CONTEMPORÂNEOS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Currículo, Tecnologias Digitais, Levantamento Bibliográfico, Desajuste, ContemporaneidadeResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que levantou e analisou como a produção acadêmica tem abordado a relação entre currículo e tecnologias digitais. Para tanto, foram investigados cinco periódicos acadêmicos, classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com QUALIS A1 e A2, em um período de 10 anos. Para analisar as informações produzidas, utilizou-se as contribuições de autores/as que estudam as tecnologias digitais em consonância com a educação, a saber: Paraíso (2010), Arruda (2011) e Sibilia (2012). A partir das análises, o argumento desenvolvido é que, embora a intensa relação das pessoas com as tecnologias digitais se constituem como uma expressão da contemporaneidade, há um descompasso, um desajuste na relação entre o currículo escolar e as tecnologias digitais. Esse desajuste ficou claro nas análises sobre as centralidades dos artigos investigados, em que foi possível observar que, de modo geral, o currículo opera com lógicas que pouco se assemelham às das tecnologias digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.