UNIVERSITÁRIOS CEGOS: A VISÃO DOS ALUNOS E A (FALTA DE VISÃO) DOS PROFESSORES
Palavras-chave:
educação inclusiva, deficiência visual, ensino superiorResumo
Esta pesquisa teve por objetivos analisar como os alunos com deficiência visual, matriculados no curso de Pedagogia de uma universidade do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, percebem a organização do espaço escolar e as condições de ensino oferecidas pela universidade, bem como analisar a atuação e as expectativas dos professores nesse processo de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram três alunos com deficiência visual e oito professores. Para a coleta dos dados, foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam como principais dificuldades enfrentadas no curso a falta de material adaptado às necessidades desses alunos, as condições arquitetônicas do prédio por não atenderem às normas da Lei de Acessibilidade e o fato de os professores não estarem preparados para ensinar alunos deficientes visuais. A preparação dos professores do ensino superior para atender aos alunos que possuem essa deficiência tornou-se uma medida imprescindível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.