UNIVERSITÁRIOS CEGOS: A VISÃO DOS ALUNOS E A (FALTA DE VISÃO) DOS PROFESSORES

Autores

  • Roseli Albino dos Santos Universidade de Taubaté
  • Suelene Regina Donola Mendonça Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Mércia Aparecida Cunha de Oliveira Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

educação inclusiva, deficiência visual, ensino superior

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivos analisar como os alunos com deficiência visual,  matriculados no curso de Pedagogia de uma universidade do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, percebem a organização do espaço escolar e as condições de ensino oferecidas pela universidade, bem como analisar a atuação e as expectativas dos  professores nesse processo de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram três alunos com deficiência visual e oito professores. Para a coleta dos dados, foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas.  Os resultados da pesquisa indicam como principais dificuldades enfrentadas no curso a falta de material adaptado às necessidades desses alunos, as condições arquitetônicas do prédio por não atenderem às normas da Lei de Acessibilidade e o fato de os professores não estarem preparados para ensinar alunos deficientes visuais. A preparação dos professores do ensino superior para atender aos alunos que possuem essa deficiência tornou-se uma medida imprescindível.

Biografia do Autor

Roseli Albino dos Santos, Universidade de Taubaté

Profa.Dra. Roseli Albino dos Santos

 

Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubate.

Suelene Regina Donola Mendonça, Universidade de Taubaté - UNITAU

Profa.Dra.Suelene Regina Donola Mendonça

Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubate.

Mércia Aparecida Cunha de Oliveira, Universidade de Taubaté

Profa. Dra. Mércia Aparecida da Cunha Oliveira

 

Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubate.

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Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos