ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: MOVIMENTO DISCURSIVO ENTRE O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA DOCENTE DE ESTUDANTES JÁ PROFESSORES COM EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Julia Carvalho de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucinalva Andrade Ataide de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlinda Leite Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Palavras-chave:

formação de professores, estágio, fazer-docente, reflexão sobre a prática

Resumo

Este artigo inscreve-se no campo das discussões sobre formação de professores e de forma específica sobre o lugar que nela tem o estágio supervisionado, partindo de uma compreensão desse componente curricular como elemento de socialização com a profissão (DUBAR, 1997; CHARLOT, 2005; ALMEIDA, LEITE & SANTIAGO, 2013) e de construção da prática docente. Nessa direção, a pesquisa é construída com o objetivo de analisar o movimento discursivo entre os sentidos de estágio supervisionado, inscritos no projeto curricular de um curso de Pedagogia, e os sentidos construídos por estudantes já professoras, ou seja, estudantes com experiência na docência. Para atingir este objetivo, é seguida uma abordagem de orientação qualitativa em que a Análise de Discurso constituiu um dos procedimentos privilegiados, realizando a pesquisa documental do projeto curricular do curso de Pedagogia de uma IES privada localizada no agreste pernambucano e entrevistas com cinco estudantes já professoras, dessa mesma instituição. A análise permitiu identificar um domínio comum dos sentidos produzidos pelos dois grupos discursivos, e que apontam para o estágio como atividade teórica e prática, como eixo articulador da formação e como espaço de reflexão sobre os saberes experienciais em diálogo com os conhecimentos veiculados na academia durante a formação.

 

Biografia do Autor

Maria Julia Carvalho de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, bolsista CAPES

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco/ Centro Acadêmico do Agreste – UFPE-CAA, Brasil, atuando ainda no curso de graduação em Pedagogia.

Carlinda Leite, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: MOVIMENTO DISCURSIVO ENTRE O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA DOCENTE DE ESTUDANTES JÁ PROFESSORES COM EXPERIÊNCIA

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Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"