“GUARDA ISSO PORQUE NÃO CAI NA PROVINHA”: PENSANDO PROCESSOS DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, SENTIDOS DE COMUM E FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
currículo, formação de professores, diálogos universidade-escolasResumo
O cenário no qual operamos hoje, em tempos de relações intercambiantes entre territórios, culturas e identidades é atravessado por uma forma singular de praticar e compreender o trabalho, a economia e a própria vida tornando-se extremamente complexo. A docência na contemporaneidade é impactada por múltiplas demandas que refletem, também os anseios e projetos de educação, escola e identidades em disputa nesse cenário. Campo de embates políticos, culturais e epistemológicos, a formação de professores constitui-se como lócus de pesquisa e de ações que se projetam na luta pela Educação Básica e pela a escola pública. Imersos nesse contexto, não parece simples perceber as implicações de práticas e sentidos, social e culturalmente produzidos e compartilhados, quando tratamos de questões como currículo, conhecimento, culturas e identidades. Partindo desses aspectos, o texto procura articular achados de pesquisas desenvolvidas pelas autoras, que convergem em pontos importantes como estudar processos formativos docentes, a partir do diálogo entre enfoques teórico-metodológicos distintos, na busca por pensar fazeres e saberes de professores e discutir processos de produção de conhecimento nos currículos. Para fins desse trabalho, buscaremos discutir a presença e a influência das lógicas de centralização curricular para a formação docente, os currículos produzidos e as tentativas de controle de identidades que se colocam em campo com os movimentos de proposição de uma Base Nacional Comum para o Currículo.Downloads
Publicado
2015-12-28
Edição
Seção
Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"
Licença
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