A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA DO EDUCANDO

Autores

  • Maria da Paz Cavalcante Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Interpretação. Texto de história. Consciência histórica crítica.

Resumo

 

O presente trabalho discute sobre a interpretação de texto de história e a consciência histórica crítica. Objetiva refletir acerca de como os alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, apropriam-se da interpretação de um texto (escrito) de história e realizam um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. Optou-se pela pesquisa colaborativa e se empregou como procedimentos a observação efetuada na vida real e o portfólio. Os discentes se apropriaram da interpretação de textos de história e demonstraram se encontrar em um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. As reflexões apresentadas podem contribuir na ressignificação das atividades docente e discente no processo de ensino-aprendizagem da História.

 

Biografia do Autor

Maria da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal. Professora ADJ4 no Departamento de Educação e PPGE (Mestrado em Ensino) da UERN, atuando nos seguintes temas: Formação docente e ensino-aprendizagem da História.

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos