AGENDA TRANSNACIONAL E GOVERNANÇA NACIONAL: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÃOES NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
reforma educacional, organismos internacionais, formação e trabalho docente, governançaResumo
Este ensaio analisa o documento “Aprendizagem para Todos: Estratégia de Educação 2020 do Grupo Banco Mundial/2011”, buscando as suas relações com as políticas educacionais locais e as implicações na formação e no trabalho docente, no quadro do atual contexto de governança transnacional e nacional. A partir das análises, conclui-se que a reforma brasileira em curso apresenta assimetrias com as orientações do Banco Mundial e que a focalização na “aprendizagem para todos” é proposta pelo governo em parceria com Fundações, Institutos, ONGs, com forte presença do empresariado brasileiro, incidindo sobre a gestão de sistemas, de escolas, nos currículos, nos sistemas avaliativos em larga escala, nos materiais pedagógicos, reconfigurando a ação docente, sendo a responsabilização pelos resultados educacionais uma das principais mudanças. O trabalho do professor passa a centrar-se na prática, baseado em evidências, alterando-se também as orientações formativas.
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