CONSTRUINDO ALTERNATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE A ABORDAGEM CURRICULAR INTEGRADA

Autores

  • Elize Keller-Franco Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Campus-Formosa, GO.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p153-176

Palavras-chave:

Formação de professores. Pedagogia. Currículo Integrado.

Resumo

 

No contexto educacional brasileiro, os debates em torno da crise nos processos educativos e da necessidade de melhorias na educação básica vêm associados à premência de mudanças na formação inicial de professores, atribuindo a esses cursos um papel de centralidade na agenda das reformas. No enfrentamento dos desafios, está se desenvolvendo a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolvem, inevitavelmente, a busca de novas abordagens curriculares. Nesse sentido, encontra-se no currículo integrado uma importante referência. O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções e o significado que os estudantes de um curso de Pedagogia atribuem ao currículo integrado a partir das suas vivências como estudantes nesse modelo de currículo e levantar reflexões sobre as contribuições do currículo integrado para a formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado aplicado a 58 estudantes formandos da primeira e da segunda turma que participaram dessa modalidade de currículo em uma instituição de ensino superior localizada na região sul do município de São Paulo. Para análise dos dados, utilizamos o procedimento de elaboração de categorias proposto por Lüdke e André (2013). Os resultados revelaram uma percepção bastante positiva dos estudantes sobre a abordagem curricular integrada em seus processos formativos, o que nos permite apontar o currículo integrado como uma alternativa viável para a renovação do paradigma curricular tradicional e para ressignificação da formação inicial de professores.

 

Biografia do Autor

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Atua como docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo, U(NASP). Faz parte do grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares - FORPEC – PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar. 

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Campus-Formosa, GO.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Docente do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do Campus-Formosa. Faz parte do grupo de pesquisa: Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp.

Referências

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos