OS IMPACTOS DOS FEMINISMOS E DOS ESTUDOS DE GÊNERO NO CURRÍCULO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p550-562Palavras-chave:
Teorias Feministas. Estudos de Gênero. Currículo.Resumo
A professora Margareth Rago, pós-doutora e livre docente da Universidade Estadual de Campinas, é professora titular do Departamento de História desde 1985. Foi professora visitante da Universidade de Colúmbia em Nova York, entre 2010 e 2011, e do Connecticut College nos Estados Unidos, entre 1995 e 1996. Ministrou aulas na Universidade de Paris 7 em 2003. Fez parte do Coletivo responsável pela publicação da revista "Libertárias", entre 1998 e 2000 e é uma das coordenadoras da revista digital feminista internacional LABRYS. A professora tem estudos e pesquisas sobre feminismo, subjetividade, gênero, Foucault e anarquismo, dentre outras temáticas. Atualmente é assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e participa do Centro de Cultura Social de São Paulo. Nessa entrevista, a professora dialoga sobre polêmicas atuais no campo das Teorias Feministas e dos Estudos de Gênero e seus impactos nos currículos educacionais.
Referências
RAGO, Margareth. Do Cabaré ao lar. A utopia da cidade disciplinar: Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
RAGO, Margareth. Prazeres da noite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
RAGO, Margareth. Epistemologia Feminista: Gênero e História. In PEDRO, J.M & SCHIEBINGER, Londa. Feminismo Mudou a Ciência?. Bauru: SP. EDUSC, 1998.
RAGO, Margareth. Libertar a História. In: ORLANDI, Luiz B.L.e VEIGA-NETO, Alfredo (Org). Imagens de Foucault e Deleuze ressonâncias nietzchianas. Rio de Janeiro: DP &A, 2002.
RAGO, Margareth. Foucault, História & Anarquismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2004.
RAGO, Margareth. Anarquismo e feminismo no Brasil. Audácia de sonhar: memória e subjetividade em Luce Fabbri. 3 ed. ver. amp. Rio de Janeiro: Achiamé, 2007.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Unicamp, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.