A CONTRIBUIÇÃO DA PROPOSTA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Marilia Gabriela Menezes Guedes Universidade Federal de Pernambuco
  • Edineide Souza Sá Leitão SENAC-PE

Palavras-chave:

Paulo Freire, educação libertadora, diálogo, prática pedagógica docente

Resumo

Neste artigo, em que tratamos de duas pesquisas inseridas no conjunto crítico do campo da educação, visamos compreender a contribuição da proposta educacional de Paulo Freire nas práticas pedagógicas docentes. Tomamos por base os princípios da educação libertadora em Paulo Freire, elegendo como categoria central o diálogo crítico; para entender a prática pedagógica docente, recorremos a João Francisco de Souza. Esses dois teóricos nos ajudaram a compreender a prática pedagógica docente na perspectiva crítica em que o processo educativo é influenciado pelos seus sujeitos e contextos. Para o desenvolvimento da pesquisa, apoiamo-nos na abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de produção e coleta de dados a observação do cotidiano escolar. Quanto à organização e ao tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2008). Focalizamos as ações desenvolvidas na educação infantil e na educação de jovens e adultos, no chão das escolas, a fim de acompanhar o trabalho docente. Os estudos feitos revelaram que os referenciais freireanos oferecem elementos para fundamentar a prática pedagógica docente voltada à formação humana do sujeito no processo de escolarização.

Biografia do Autor

Marilia Gabriela Menezes Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco. Faz parte da rede freireana de pesquisadores vinculada a Catedra Paulo Freire PUC/SP.

Edineide Souza Sá Leitão, SENAC-PE

Bacharel em Comunicação Social-habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora de curso profissionalizante  do Serviço nacional de Aprendizagem Comercial- Senac-PE e Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"