EDUCAÇÃO INTEGRAL, TEMPO INTEGRAL E PAULO FREIRE: OS DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO CONHECIMENTO-TEMPO-TERRITÓRIO

Authors

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte

Keywords:

educação integral, escola em tempo integral, currículo, Paulo Freire

Abstract

A Escola em Tempo Integral tem sido considerada, em nossa sociedade, importante meio para uma educação de qualidade. Esta qualidade seria consequência da maior permanência das crianças e jovens na escola, bem como de um conhecimento que possibilitasseuma educação integral com a apropriação dos territórios e saberes da comunidade que envolvem a escola. Obviamente, uma educação integral traz importantes implicações ao campo do currículo, compreendido este como o “‘que-fazer’ na educação” (SAUL, 2008). O conceito de currículo inserido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental nos desafia a articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados, permeados pelas relações sociais (MEC, 2010), sendo perfeitamente consoante com uma Educação Integral. No entanto, o conhecimento especializado que a escola leva para a sala de aula menospreza o potencial crítico-transformador do diálogo entre os saberes e, até mesmo, a curiosidade dos sujeitos da escola. Isso posto, uma proposta curricular, com base na pedagogia de Freire, tem importante colaboração para uma educação integral que proporcione o enfrentamento desta nova configuração do tempo-território escolar. O que pretendemos, neste artigo, é apresentar o potencial que a teoria freireana tem para o desenvolvimento de uma escola em tempo integral estabelecida sobre o paradigma de uma educação integral que possibilite a articulação entre os saberes, de forma crítica e dialógica. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com especial destaque à pesquisa-ação e à utilização de mapas mentais.

 

Palavras-chave: Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo. Paulo Freire.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Educação pela Universität zu Köln.

Published

2016-04-11

How to Cite

Zanardi, T. A. C. (2016). EDUCAÇÃO INTEGRAL, TEMPO INTEGRAL E PAULO FREIRE: OS DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO CONHECIMENTO-TEMPO-TERRITÓRIO. Revista E-Curriculum, 14(1), 82–107. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26354

Issue

Section

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"