PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA GESTÃO COMO REFERÊNCIA PARA REIVENTAR A TEORIA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Salomão Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará, Belém
  • Ricardo Augusto Gomes Pereira

Palavras-chave:

gestão democrática, participação, autonomia, teoria freireana, escola pública

Resumo

O artigo examina os processos de gestão democrática e suas estratégias de organização e mobilização para a construção de um projeto popular de educação pública no município de Cametá no Estado do Pará. A análise foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental e de pesquisa de campo, através de entrevista com o dirigente municipal. Seus resultados se inserem no âmbito da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, desenvolvida por uma rede nacional de pesquisadores coordenada pela Cátedra Paulo Freire da PUC de São Paulo; e evidenciam que a rede municipal de ensino quando fez opção por uma educação crítico-emancipadora, aplica os princípios da participação e da autonomia nos processos de gestão pública, colaborando para a reinvenção da teoria Freireana na atualidade.

Biografia do Autor

Salomão Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará, Belém

Graduado em Pedagogia (1987); graduado em Agronomia (1982), Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1995) e Doutorado em Educação: Currículo pela PUC de São Paulo (2000). Doutorado Sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, sob a orientação do Prof. Dr. Michael W. Apple, com o apoio da CAPES/ Comissão Fulbright (1998-1999). É professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará; associado da ANPEd, SBPc, ANPAE, e ADUFPA. Na Educação atua nos seguintes temas: educação do campo, currículo, políticas educacionais, formação de professores, educação de jovens e adultos, e educação e movimentos sociais. Membro da Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo. Participa da Rede UNIVERSITAS: produção científica sobre Educação Superior no Brasil e integra o Observatório da Educação Superior no Campo, envolvendo a UnB, UFS, UFRN, UFC, UFPB, UFPA e UFMG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ. Professor Visitante da PUC de São Paulo no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo (2006). Consultor Internacional pelas Nações Unidas na Guiné Bissau, coordenando a implementação do Programa de Formação de Educadores, promovido pelo Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior e pelo Escritório do UNICEF de Bissau (2006-2009). Coordena a Escola de Conselhos - Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Tutelares da Amazônia Paraense

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Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"