A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE COMO REFERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA PESQUISAR E DESENVOLVER A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Alexandre Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Valter Martins Giovedi Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Paulo Freire, metodologia da investigação temática, formação de educadores, formação permanente

Resumo

O texto apresenta fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia de Paulo Freire para investigar e desenvolver a formação de educadores, tendo em vista a superação de limitações que impedem a transformação de práticas docentes. Com essa intenção, foi criado um desenho de investigação, com a inspiração da pesquisa-ação, para problematizar e analisar situações-limites vivenciadas pelos participantes, em suas realidades profissionais, tendo em vista a elaboração de propostas que pudessem contribuir para compreender criticamente e superar tais situações. O lócus da pesquisa foi o curso de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A possibilidade de utilização do referencial freireano como pesquisa-formação, será ilustrada por meio da discussão dos momentos e fases da invetigação desenvolvida. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram: a) o valor e a viabilidade da proposta teórico-metodológica de Freire como um caminho de pesquisa e formação docente; b) a ampliação da compreensão dos sujeitos da pesquisa sobre a formação continuada, na perspectiva da formação permanente freireana; c) movimentos de transformação de formas de pensar e agir dos participantes, com relação à formação docente, evidenciados em sua adesão a novos valores e intenções de mudar suas práticas.

 

Biografia do Autor

Alexandre Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor em Educação:Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Valter Martins Giovedi, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF) da UFES. É doutor pelo programa de Educação: Currículo da PUC-SP, defendendo tese de doutorado sobre currículo crítico-libertador e violência curricular na escola pública paulista.

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Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"