SOBRE A POLÍTICA CURRICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO (2007-2009): ALGUMAS REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS

Autores

  • Vitória Azevedo da Fonseca GEPLAGE - UFSCAR - Campus Sorocaba.
  • Paulo Gomes Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p544-565

Palavras-chave:

Políticas curriculares. Estado de São Paulo. Escola pública.

Resumo

A proposta deste texto é discutir a política curricular implementada pelo Estado de São Paulo, a partir do ano de 2008, considerando, no entanto, não apenas a proposta Curricular e a definição dos conteúdos, mas, ampliando a análise para a discussão das políticas de avaliação, de bonificação por resultados e a ênfase sobre os materiais didáticos. Esses instrumentos em conjunto delineiam as definições da prática escolar e o “caminho” a ser trilhado no processo de aprendizagem da escola pública em São Paulo. Assim, o Estado define os conteúdos a serem aprendidos não apenas no texto da Proposta Curricular, mas, afinados com sua finalidade e ideário: manter a hegemonia por meio de um currículo que reflete de forma ampla a defesa de uma educação em sintonia com o mercado.

Biografia do Autor

Vitória Azevedo da Fonseca, GEPLAGE - UFSCAR - Campus Sorocaba.

Doutora em História paa UFF. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba

PPGEdu – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Brasil Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos