A EDUCAÇÃO POPULAR NO LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE DO RIO GRANDE DO SUL: RENOVAÇÕES E PERMANÊNCIAS

Autores

  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Magda Gisela Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Eduardo Dias Taddei Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Levante Popular da Juventude. Educação Popular. Movimentos sociais. Teoria crítica. Atualidade.

Resumo

Parte de uma pesquisa mais ampla, o artigo apresenta uma análise sobre a Educação Popular (EP) no processo de constituição do Levante Popular da Juventude no Estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se compreender como a EP é definida e vivenciada pelo movimento. O referencial teórico metodológico utilizado foi o materialismo histórico-dialético e as técnicas de pesquisa foram a bibliográfica, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados permitiu concluir que as práticas formativas do Levante apresentam características próximas aos denominados novos movimentos sociais e, ainda assim, mantêm alguns lineamentos teóricos da perspectiva marxista, de cunho popular, como a centralidade do conceito de classe social e de projeto popular. No Levante, a experimentação, traduzida na autonomia, no protagonismo, na organização, nas atividades de enfrentamento e na vivência de valores humanos, é prioridade na prática cotidiana. É nesse movimento constante que ocorre centralmente o processo formativo dos jovens e se evidencia a secundarização da formação de cunho teórico, o que constitui um grande desafio para a qualificação das intervenções do próprio movimento.

Biografia do Autor

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Doutora em Educação. Departamento de Estudos Básicos. Área de Fundamentos da Educação.

Magda Gisela Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Atualmente é bolsista CAPES.

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Mestre em Educação pelo mesmo programa.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos"