LITERATURA E ESTADO: TAL LUGAR, QUAL VALOR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p401-428

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Ensino Fundamental. Currículo. Literatura.

Resumo

Neste trabalho são discutidos os impactos gerados pelo neoliberalismo na educação brasileira.  Como resultante do incentivo à competitividade, o processo de “Mcdonaldização da educação”, a “descentralização centralizante” e a “centralização descentralizada” são legados neoliberais, em conformidade com as considerações de Gentili (2016). Observa-se também a não valorização da literatura e de suas contribuições para a língua portuguesa, tendo em vista que os estudos literários não fazem parte do currículo como disciplina específica, razão pela qual, tanto em termos de Brasil, quanto em termos de Pernambuco, a disciplina é tratada minimamente como conteúdo que integra a disciplina de Língua Portuguesa. Para se observar como o neoliberalismo atinge o currículo, realiza-se também a análise do modo como a literatura é tratada, no ensino fundamental, tanto em nível nacional, com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), quanto em nível estadual, com três documentos principais: 1. “Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio” – PCLP (PERNAMBUCO, 2012b); 2. “Parâmetros na Sala de Aula: Língua Portuguesa: Ensino Fundamental e Médio” – PSA (PERNAMBUCO, 2013); 3. “Currículo de Português para o Ensino Fundamental” – CPEF (PERNAMBUCO, 2012a).

 

Biografia do Autor

Walter Cavalcanti Costa, Universidade Federal de Pernambuco - Campus Mata Norte

Mestre em Educação, pelo PPGE/UPE e doutorando em Teoria da Literatura, pelo PPGL/UFPE. 

Amara Cristina De Barros e Silva Botelho, Universidade Federal de Pernambuco - Campus Mata Norte

Professora Doutora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Educação PPGE-UPE/Mata Norte e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras – Campus Mata Norte.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos