O PROGRAMA LER E ESCREVER E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Keila Tatiane da Silva Balbino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Maria Ayres de Camargo Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p539-564

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Aprendizagem. Leitura. Alfabetização.

Resumo

O fato de o Programa Ler e Escrever (PLE) ser um dos principais norteadores do projeto pedagógico escolar adotado pelo sistema de ensino do Estado de São Paulo, levou-nos a questionar como os atores envolvidos nesse processo – professor e aluno – respondem a essa proposta. Os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar a aplicação do PLE no que se refere ao ensino-aprendizagem da leitura e escrita. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental de caráter descritivo e qualitativo. Os resultados sugerem que as atividades propostas pelo PLE foram pouco desafiadoras para os alunos que já sabiam ler e escrever. Para os não alfabetizados, não seguir as orientações do Guia do Professor parece ter interferido negativamente na aprendizagem. Concluímos que parte dos alunos não alcançou os objetivos colocados no Guia do Professor, um indicativo de que a autonomia da professora em relação ao Guia pode ter comprometido a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Keila Tatiane da Silva Balbino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pedagoga, Mestra em Fonoaudiologia pela PUC-SP, na linha de pesquisa Linguagem e Subjetividade, Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental das Secretarias Municipal e Estadual de São Paulo.

Regina Maria Ayres de Camargo Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, Professora titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, doutora em Psicologia da Educação, pós doutora em Psicolinguística

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Artigos