POLÍTICAS EDUCACIONAIS DEMOCRATIZANTES NO BRASIL E A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DAS ESCOLAS EM UM CONTEXTO EMERGENTE

Zoraia Aguiar Bittencourt, Marília Costa Morosini

Resumo


Este artigo propõe-se a analisar as atuais políticas educacionais brasileiras de acesso escolar propostas pelo governo federal em sua relação com um cenário de avaliações externas voltadas à internacionalização da educação. Entre o questionamento da escola como lócus da reprodução social e a problematização de uma educação orientada pela eficiência, está ocorrendo, contemporânea e concomitantemente, o ingresso de grandes contingentes populacionais nos espaços escolares, os quais vêm apresentando baixo rendimento nas avaliações de muitas instituições públicas de Educação Básica. O surgimento destas políticas ocorre a partir da divulgação de baixos resultados nas provas, tendo como objetivo atingir melhores patamares em relação às metas exigidas pelos organismos de regulação internacionais. A metodologia deste estudo aproxima-se de um Estado do Conhecimento e foi realizada a partir da Análise de Conteúdo dos trabalhos publicados no período de 2010-2015 nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As conclusões apontam para presença de políticas nacionais democratizantes limitadas por pressões internacionais e pela tensão entre um contexto tradicional, um contexto neoliberal e um contexto emergente.


Palavras-chave


Políticas democratizantes. Avaliação das escolas. Contextos Emergentes. Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p455-480

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

  • Nacionais

CNEN LivRe        Periódicos CAPES        Educ@        IBICT

  •  Internacionais

Latindex        Dialnet      DOAJ      Google Acadêmico       REDALyC

SJLibrary.org            UNC University Libraries             WorldCat