POLÍTICAS EDUCACIONAIS DEMOCRATIZANTES NO BRASIL E A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DAS ESCOLAS EM UM CONTEXTO EMERGENTE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p455-480Palavras-chave:
Políticas democratizantes. Avaliação das escolas. Contextos Emergentes. Brasil.Resumo
Este artigo propõe-se a analisar as atuais políticas educacionais brasileiras de acesso escolar propostas pelo governo federal em sua relação com um cenário de avaliações externas voltadas à internacionalização da educação. Entre o questionamento da escola como lócus da reprodução social e a problematização de uma educação orientada pela eficiência, está ocorrendo, contemporânea e concomitantemente, o ingresso de grandes contingentes populacionais nos espaços escolares, os quais vêm apresentando baixo rendimento nas avaliações de muitas instituições públicas de Educação Básica. O surgimento destas políticas ocorre a partir da divulgação de baixos resultados nas provas, tendo como objetivo atingir melhores patamares em relação às metas exigidas pelos organismos de regulação internacionais. A metodologia deste estudo aproxima-se de um Estado do Conhecimento e foi realizada a partir da Análise de Conteúdo dos trabalhos publicados no período de 2010-2015 nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As conclusões apontam para presença de políticas nacionais democratizantes limitadas por pressões internacionais e pela tensão entre um contexto tradicional, um contexto neoliberal e um contexto emergente.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Estado, globalização e políticas educacionais: elementos para uma agenda de investigação. Revista Brasileira de Educação, abr. 2003, n. 22, p.35-46.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 2010.
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar. Gêneros textuais e letramento: um passo na direção da educação integral. In: SILVA, Roberto Rafael Dias da (Org.). Currículo e docência nas políticas de ampliação da jornada escolar. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 181-198.
BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 79, 25 abr. 2007. Seção I, p. 5-6. Disponível em: < http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=25/04/2007&jornal=1&pagina=5&totalArquivos=96>. Acesso em: 09 jun. 2017.
______. Portaria nº 931, de 21 de março de 2005. Institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 55, 22 mar. 2005. Seção I, p. 17. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/legislacao/Portaria931_NovoSaeb.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2017.
______. Portaria nº 69, de 04 de maio de 2005. Institui a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 85, 05 maio 2005. Seção I, p. 13. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/legislacao/Portaria69_Anresc.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2017.
______. Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 102-E, 01 jun. 1998. Seção I, p. 5. Disponível em: <http://www.editoramagister.com/doc_348638_PORTARIA_N_438_DE_28_DE_MAIO_DE_1998.aspx >. Acesso em: 18 jun. 2017.
______. Lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 07 fevereiro 2006. Seção I, p. 1. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2006/lei-11274-6-fevereiro-2006-540875-publicacaooriginal-42341-pl.html>. Acesso em: 18 jun. 2017.
BRASIL. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 27 jan. 2010. Seção I, p. 2. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm>. Acesso em: 18 jun. 2017.
______. Decreto nº 867, de 04 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 129, 05 jul. 2012. Seção I, p. 22-23. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2013/portaria_n867_4julho2012_provinha_brasil.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2017.
______. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 05 abr. 2013. Seção I, p. 1. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12796-4-abril-2013-775628-publicacaooriginal-139375-pl.html>. Acesso em: 18 jun. 2017.
CERDEIRA, Diana Gomes da Silva; ALMEIDA, Andréa Baptista de. Os efeitos da política de avaliação e responsabilização educacional na rede pública do Rio de Janeiro. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiás. Anais... Goiás, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt14_trabalhos_pdfs/gt14_3062_texto.pdf >. Acesso em: 07 set. 2016.
FORMICHELLA, María Marta. Índice de inequidad educativa básica: una propuesta de medición de la equidad educativa interna en Latinoamérica. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, AZ, v. 22, n. 1, 2014.
FROHLICH, Raquel. Avaliações externas: políticas de controle e governamento dos sujeitos.. Signos, ano 32, n. 1, p. 87-96, 2011. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/708/698>. Acesso em: 9 jun. 2017.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2012.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em: 15 nov 2015.
LEITE, Carlinda. Políticas de currículo em Portugal e (im)possibilidades da escola se assumir como uma instituição curricularmente inteligente. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, p.67-81, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Internacionalização das políticas educacionais e políticas para a escola: elementos para uma análise pedagógico-política de orientações curriculares para o Ensino Fundamental. Anais do XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP, Campinas, 2012, p.185-198. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2017.
MAIA, Marinilda. Impactos da Provinha Brasil na reorganização das práticas de alfabetização das escolas públicas do país. Anais do 18º COLE- Congresso Brasileiro de Leitura. Campinas, 2012. Disponível em: <http://www.alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/.../COLE_4209.pdf>. Acesso em: 7 out 2013.
MARONEZE, Luciane Francielli Zorzetti; LARA, Ângela Mara de Barros. A política educacional brasileira pós 1990: novas configurações a partir da política neoliberal de Estado. Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3126_1394.pdf>. Acesso em: 28 out 2015.
MATHEUS, Danielle dos Santos. Nexos entre currículo, avaliação e educação de qualidade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiás. Anais... Goiás, 2013. Disponível em: <http://www.36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt12_trabalhos_pdfs/gt12_2710_texto.pdf >. Acesso em: 07 set. 2016.
MOROSINI, Marília Costa. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014.
______. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.
MOTA, Maria Océlia. Avaliação e cotidiano escolar: usos e desusos da Provinha Brasil na alfabetização. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt05-3734.pdf >. Acesso em: 07 set. 2016.
PIMENTA, Cláudia Oliveira. Avaliações externas e o exercício da coordenação pedagógica: resultados de estudo em uma rede municipal de educação paulista. In: REUNIÃO ANUAL DA
ANPED, 36., 2013, Goiás. Anais... Goiás, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt13_trabalhos_pdfs/gt13_2927_texto.pdf >. Acesso em: 07 set. 2016.
ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha. Os gestores educacionais e a crítica à escola republicana: uma análise da recepção dos sistemas externos de avaliação no cotidiano escolar. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Pernambuco. Anais... Pernambuco, 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT14%20Trabalhos/GT14-1554_int.pdf>. Acesso em: 07 set. 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Isabelle Fiorelli. O Sistema Nacional de Avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p. 427-448, 2010.
SILVA, Vandré Gomes da. Usos de avaliações em larga escala em âmbito escolar. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiás. Anais... Goiás, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt14_trabalhos_pdfs/gt14_3264_texto.pdf >. Acesso em: 07 set. 2016.
SOUSA, Sandra M. Zákia L. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa, n.119, p.175-190, julho/2003.
SOUZA, Vilma Aparecida de A política educacional dos anos 1990 no contexto da Reforma do Estado: ressignificação de conceitos e possibilidades. Ensino em Re-Vista, v. 13, n. 1, p. 89-101, 2005.
TOUSSAINT, Eric. A bolsa ou a vida. A dívida externa do Terceiro Mundo: as finanças contra os povos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
UNIVERSITAS. A produção científica sobre Educação Superior no Brasil: 1968-2000. Porto Alegre: ANPED, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.