AS PRÁTICAS E AS POLÍTICAS CURRICULARES DE INCLUSÃO E O DIREITO À DIFERENÇA

Autores

Palavras-chave:

Currículo. Políticas Públicas. Práticas Emancipatórias.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e ressaltar uma prática curricular emancipatória, que auxilia na tessitura da justiça cognitiva e social, ocorrida em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, que tinha como ponto de tensão a questão dos comportamentos de gênero. Foi feita uma pesquisa qualitativa a partir da observação participativa, tendo como referencial teórico/metodológico os estudos do cotidiano e o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Em relação ao debate dos comportamentos de gênero, foram utilizados Foucault e Louro. Para a discussão sobre o conceito de conservadorismo tivemos como base a reflexão de Thompson que rompe com a tradição marxista ortodoxa colocando em oposição a base e a superestrutura. No atual contexto conservador da sociedade brasileira tais discussões são extremamente pertinentes. Como conclusão, entendemos que a luta por políticas de currículo que defendam o direito às diferenças não pode ser reduzida a políticas de inclusão que não privilegiam todas as diferenças. 

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Biografia do Autor

José Antonio Sepulveda, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense – Departamento de Fundamentos Pedagógicos. Doutorado em Educação pela UFRJ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Conservadorismo e Educação Brasileira da UFF.

Denize Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Departamento de Educação. Pós-doutora em Educação no PROPED/UERJ. Doutora em Educação no PROPED/UERJ. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “Conservadorismo e Educação Brasileira” da UFF. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESDI - “Gênero, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTempos Cotidianos” da FFP/UERJ.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Sepulveda, J. A., & Sepulveda, D. (2016). AS PRÁTICAS E AS POLÍTICAS CURRICULARES DE INCLUSÃO E O DIREITO À DIFERENÇA. Revista E-Curriculum, 14(4), 1258–1287. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29593

Edição

Seção

Dossiê:Aqui já tem currículo:produções e experiências educativas pelo direito à diferença e à justiça social e cognitiva