EDUCAÇÃO POPULAR E INCIDÊNCIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p62-81Palavras-chave:
Educação Popular. Participação Cidadã. Políticas Públicas.Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir com a reflexão sobre a temática da participação cidadã e de sua incidência em políticas públicas desde a perspectiva da educação popular. Tal temática tem sido objeto de reflexão a partir de diversas práticas de educação popular na América Latina, cujo objetivo tem sido a democratização das políticas públicas e de sua gestão. Estamos confrontados com distintas práticas e discursos sobre o tema, o que nos exige explicitar o sentido, os critérios e as metodologias que orientam as práticas de educação popular nesse terreno da vida social. A metodologia utilizada foi uma revisão da bibliografia sobre o tema e em especial uma sistematização do debate que ocorre hoje na América Latina. No âmbito do CEAAL – Conselho de Educação Popular da América Latina, tal temática é assumida como um dos eixos estratégicos de intervenção da educação popular nesse momento de tantas transformações pelas quais passam a América Latina e o mundo. Perguntas como: a que tipo de participação cidadã estamos nos referindo e qual é a direção e qualidade das práticas de incidência em políticas públicas a que nos dedicamos são algumas das preocupações que orientam nosso debate no âmbito do CEAAL sobre o papel da educação popular nesse campo.
Referências
ALVAREZ, Edgardo. La educación popular y las políticas públicas: reflexión em torno al desafio de la incidência política. Revista La Pirágua, Panamá, n 22, p 25-28, CEAAL,2005.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa. São Paulo: Editora Ática, 1991.
BOURGOS, Crespo, Carlos. El desafio de Aprender. Quito: CAFOLIS Grupo Apoyo, 2005.
CASTILLO, Adolfo; OSORIO, Jorge. Construccion de ciudadanias en América Latina: Hacia una agenda de la educación ciudadana, 1997.
DANIEL, Celso. Gestão Local e Participação da Sociedade. São Paulo: Revista Polis: Participação Popular nos Governos Locais. São Paulo, n. 14, p. 21-42, 1994.
DOWBOR, Ladislau. A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada. Petrópolis:Vozes, 1998.
FREIRE, Paulo. In: Fórum de Participação Popular das Administrações Municipais: Poder local, participação popular e construção da cidadania. s/l., 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992a.
__________. Educação Permanente e as Cidades Educativas: Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1992b.
LEIS, Raúl. Incidencia politica y cidadania activa. Revista La Pirágua, Panamá, n. 22, p. 12-18, CEAAL, 2005.
MARQUES, Mário Osório. Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Rio Grade do Sul: Unijuí, 1995.
PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA R. S. Cleide; PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação São Paulo. Cortez, 2001.
REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ. Equipe do Talher Nacional. Educação Popular como Política Pública. Texto para debate. Brasília, 2008, Mimeografado.
WOLA - Programa Centro Americano de Capacitação em Incidência. Manual Básico para la Incidência Política, Oficina en Washington para la Incidencia Politica, 2002, p. 6-7, pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.