O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COMO EXPERIÊNCIA DE SI

Autores

  • Mário Luiz Ferrari Nunes Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP
  • Flávio de Andrade Benini Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Marina Contarini Boscariol Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p82-108

Palavras-chave:

Formação Inicial. Educação Superior. Estágio Supervisionado. Educação Física. Experiência de si.

Resumo

Tem sido lugar comum afirmar que a disciplina Estágio Curricular Supervisionado não oferece elementos necessários para a potencialização dos seus sujeitos para atuarem no chão da escola. Esse enunciado indica a distância entre o currículo da formação inicial e as práticas do cotidiano escolar. Em geral, argumenta-se que a disciplina se preocupa com aspectos burocráticos e pragmáticos. No campo das análises, não se observa o debate a respeito das tramas que amarram o futuro egresso nas posições de sujeito dadas pela docência. Este artigo trata da escrita como experiência de si, a partir da narrativa de três vozes que compuseram a disciplina de Estágio Supervisionado em um curso de Licenciatura em Educação Física. Descreve como ocorreu a construção do conhecimento a partir das discussões e observações promovidas pelas observações do campo, as bibliografias lidas e as atividades de ensino durante o semestre letivo. Centra esforços na forma como aconteceu o processo de subjetivação, o olhar dado pelos sujeitos para as experiências as quais se expuseram. Como resultado, este texto tenciona ser uma forma de insubordinação aos ditames pragmáticos que marcam essa disciplina, potencializando-a, inspirada em Michel Foucault, como prática de liberdade.

Biografia do Autor

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP

 Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP; com Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André – FEFISA. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Flávio de Andrade Benini, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professor na rede pública de ensino. Graduado em Educação Física (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil.

Marina Contarini Boscariol, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Aluna de mestrado da Faculdade de Educação Física na Universidade Estadual de Campinas – FEF/UNICAMP). Graduada em Educação Física (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos