A CERTIFICAÇÃO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p516-538Palavras-chave:
EJA. currículo. ENEMResumo
O estudo problematiza o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, na rede de ensino estadual da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Busca contribuir para o entendimento de implicações da certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas práticas docentes em termos pedagógicos e curriculares. A partir de um conjunto de entrevistas semiestruturadas com docentes, procura-se estabelecer um diálogo com as categorias: caracterização dos estudantes e prática curricular, com base nos pressupostos da análise de conteúdo. A análise recorre à articulação entre estudos de currículo, políticas educacionais e avaliativas com estudos sobre a educação de jovens e adultos, como subsídio para a fundamentação teórica. A instituição da política avaliativa e certificadora de larga escala analisada acaba por produzir efeitos na construção e disseminação de novos sentidos e significados acerca da compreensão do que deve ser ensinado e como deve ser ensinado e na padronização da aprendizagem e do conhecimento, o que implica em alteração da constituição das práticas curriculares em educação de jovens e adultos.
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