THE CERTIFICATION AND HIGH SCHOOL NATIONAL EXAM: IMPLICATIONS FOR CURRICULUM IN YOUTH AND ADULT EDUCATION

Authors

  • Simone Gonçalves Silva Doutoranda em Educação no Programa de de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas -UFPel
  • Álvaro Moreira Hypolito Professor Associado do Departamento de Ensino e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p516-538

Keywords:

EJA. Curriculum. ENEM.

Abstract

The study problematizes the High School in the Education of Young and Adults, in the state education system of the city of Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil. It intends to contribute to the understanding of some implications of certification by the National High School Examination (ENEM) in practices in pedagogical and curricular terms. From a set of semistructured interviews with teachers, based on the assumptions of content analysis, it is sought to establish a dialogue with the following categories: student characterization and curricular practice. As a theoretical framework, the analysis refers to the articulation between curriculum studies, educational and evaluative policies with studies on youth and adult education. The analysis of the implementation of the large-scale evaluation and certification policy demonstrates some effects in the construction and dissemination of new meanings about the understanding of what should be taught and how it should be taught as well as in the standardization of learning and knowledge, which Implies changes in the production of curricular practices in youth and adult education.

Author Biographies

Simone Gonçalves Silva, Doutoranda em Educação no Programa de de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas -UFPel

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPEL. As temáticas de maior interesse são: Políticas Educacionais, Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente.

Álvaro Moreira Hypolito, Professor Associado do Departamento de Ensino e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Álvaro Moreira Hypolito concluiu o Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. É Pesquisador do CNPq e Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, onde atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Graduação. Publicou 55 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em Anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 12 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 9 teses de doutorado, duas como co-orientador. Participou de vários projetos de pesquisa, sendo que coordenou vários destes. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão Educacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Formação de Professores, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Educação, Gênero, Globalização e Identidade. 

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Published

2018-07-01

Issue

Section

Artigos