<strong>EXTENSÃO DA INOVAÇÃO DOCENTE SOBRE O USO DAS TIC NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE BARCELONA</strong>

Autores

  • Marina Tomás Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autonoma de Barcelona.

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Inovação docente universitária,

Resumo

Melhorar a docência na Universidade é uma necessidade pela mesma comunidade universitária que requer apoio técnico e pedagógico assim como incentivos e pretígio parecidos àqueles que atuam na pesquisa. Entre os aspectos que devem melhorar encontra-se o uso das tecnologias de informação e comunicação, aspecto que nosso grupo vem trabalhando com o apoio da inovação docente da própria universidade e do DURSI (Departamento de Universidades, Pesquisa e Sistemas de Comunicação). Queremos explicar com este artigo o processo realizado em nossa Faculdade da inovação “As TIC como ferramenta de transformação da docência universitária” desde seu início, passando pelo desenvolvimento, resultados e implementação ou extensão da inovação à totalidade do professorado da Faculdade de Ciências da Educação. O grau de satisfação dos estudantes, receptores destas melhorias, foi tratado a partir de um questionário semifechado que se aplicou no final de cada quatro meses para obtenção de elementos, partindo da comparação de dois períodos, de maneira a reconduzir as ações dos agentes de mudanças e a elaboração do plano de extensão para todos o professorado.

Biografia do Autor

Marina Tomás, Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autonoma de Barcelona.

Marina Tomàs Folch, professora doctora em Filosofia e Ciências da Educação, Diretora do Departamento de Pedagogia Aplicada, titular da Universidade Autônoma de Barcelona - UAB, diretora de diversas pesquisas e estudos relacionados às mudanças nas instituições educativas, especialmente nas universidades. Determinou diversas inovações didáticas e curriculares, entre elas a Innovatic. Autora de diversos livros e numerosos artigos, capítulos de livros e comunicações em congressos de Didática e organização escolar. Página web: http://www. dewey.uab.es/innovatic Francisco Javier Gimeno Soria, Doutor em Filosofia e Letras (Pedagogia), professor titular daFacultat de Ciències de l'Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, autor de diversos livros, artigos e comunicações em Educação e Docência. Miquel Angel Essomba Gelabert, professor doutor em Pedagogia pela Universidade Autonoma de Barcelona, professor do Departamento de Pedagogia Aplicada da Faculdade de Ciências da Educação – UAB. Autor de diversos trabalhos em inclusão social e educação, diversidade cultural e integração intercultural. Gemma Carreras, Licenciada en Pedagogía pela Facultad de Ciencias de la Educación UAB eProfesora del Departamento de Pedagogía Aplicada. Alejandro Villela, Licenciado en Psicología de la Educación pela Universidad Católica de Xile.

Downloads

Publicado

2010-07-04

Edição

Seção

Artigos