APRESENTAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NAS ESCOLAS: RESISTINDO E (RE) EXISTINDO AO PODER HEGEMÔNICO

Autores

  • Alexandre Saul Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil
  • Alexandra Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Currículo. Base Nacional Comum Curricular. Cotidiano. Escola

Resumo

Fazer a escola a cada dia é uma tarefa complexa que demanda mobilização de pensamentos, conhecimentos e de experiências que nos convoca a ultrapassar os limites e prescrições que visam colonizar os processos de criação. O movimento inventivo curricular se produz, cotidianamente, imbricado a essas complexas redes de saberes, poderes e de afetos. Acreditando na necessidade de ampliar o debate sobre o tema, a e-Curriculum realizou a chamada de artigos para o dossiê "Aqui já tem currículo": produções e experiências educativas pelo direito à diferença e à justiça social e cognitiva" proporcionando, aos pesquisadores, a oportunidade de exporem suas investigações. O objetivo desse dossiê foi colocar em discussão as experiências e produções provenientes de distintos contextos que fazem frente à padronização curricular, destacando políticas e práticas que demonstram possibilidades de autonomia das escolas, na direção da qualidade social da educação em face à centralização e intensificação dos princípios do mercado que se materializam nos processos atuais de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Esse dossiê alinha-se ao tema da campanha “#Aqui Já Tem Currículo”, lançada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) na celebração dos seus 38 anos. A perspectiva dessa campanha foi dar voz às escolas, contrapondo-se a propostas verticais e homogeneizadoras de construção curricular, reforçando a luta pela democratização da educação. É hora de unir forças para resistir a ameaças de privatização e conservadorismo, que já se fazem presentes no cenário educacional. Para reagir, são necessárias diferentes ações, de distintos setores da sociedade e a academia pode e deve contribuir com a crítica fundamentada na pesquisa e divulgada para o grande público.  

Biografia do Autor

Alexandre Saul, Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil

Docente do Programa de Pós-Graducação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos, Doutor em Educação:Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Dossiê:Aqui já tem currículo:produções e experiências educativas pelo direito à diferença e à justiça social e cognitiva