<strong>EDUCAÇÃO, MERCADO e CULTURAS DE CONTROLE</strong>
Palavras-chave:
apple@education.wisc.eduResumo
Neste artigo eu analiso algumas maneiras pelas quais alguns elementos da modernização conservadora tiveram impacto na educação superior e na educação em geral. Focalizo o crescimento da lógica da mercantilização e da cultura de controle que as acompanha.. No processo, destaco alguns perigos que comumente enfrentamos. Todavia, também alerto para que não admitamos que essas condições possam ser reduzidas a efeitos mecânicos de simples fórmulas. Precisamos de um quadro mais complexo e com muito mais nuances acerca das relações de classe e dos projetos de classe, para entendermos o que está acontecendo; e, como eu não fiz isso aqui, precisamos de uma análise mais sensível e historicamente fundamentada, acerca do lugar das dinâmicas raciais na visão tanto de “um mundo fora de controle” que necessita ser policiado quanto da “poluição cultural” que ameaça o “conhecimento real” com o Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-graduação Educação: Currículo Revista E-Curriculum http://www.pucsp.br/ecurriculum Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 3, dez. 2006. http://www.pucsp.br/ecurriculum crescimento do mercado e as culturas de controle. Ficar mais atento às nuances acerca dessas dinâmicas essenciais não garantirá que poderemos interromper as tendências que enfoquei aqui. Mas é um passo fundamental para compreendermos a gênese do que está em risco nessa importante política de interrupção.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.