<strong>CARACTERÍSTICAS ATUAIS DAS POLÍTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL</strong>

Autores

  • Manolita Correia Lima ESPM

Palavras-chave:

Internacionalização da educação superior, Política de internacionalização, Gestão acadêmica, Internacionalização ativa, Internacionalização passiva.

Resumo

O artigo resulta da replicação de um survey realizado pela Association Internationale des Universités. Objetiva entender o sentido que as IES brasileiras imprimem à internacionalização da educação, o nível de formalização da política de internacionalização e as práticas envolvidas. Os questionários foram aplicados ao responsável pelo bureau de internacionalização existente nas IES filiadas ao Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais. Os dados permitiram inferir que as IES associam a internacionalização da educação a programas de cooperação, conseqüentemente suas ações estão subordinadas aos princípios da internacionalização passiva. Poucas dispõem de política de internacionalização definida, coletivamente elaborada, e capaz de atingir o conjunto da instituição – conseqüentemente, pouco orienta as prioridades em termos de gestão acadêmica. Apesar de ser predominantemente financiada com aportes públicos, mais direcionados às atividades de pesquisa, os atores que menos pressionam as IES a criarem mecanismos de internacionalização são os pesquisadores, e os que mais pressionam são os estudantes.

Biografia do Autor

Manolita Correia Lima, ESPM

CORREIA LIMA, Manolita1,Bacharel em Ciências Sociais (Paris 3), mestre em Sociologia (Paris 7), doutora em Educação (USP); tem 20 anos de experiência docente, coordena o Núcleo de Pesquisas e Publicações (ESPM), colabora no Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing (ESPM), na área de Ensino, Pesquisa e Formação Docente da Angrad, na área de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da Anpad. Investiga e publica sobre temas subordinados à metodologia de ensino e pesquisa, formação docente, ensino de Administração, internacionalização da educação superior e respectivo impacto sobre a organização da educação brasileira. BETIOLI CONTEL, Fábio, Bacharel em Geografia (USP), mestre e doutor em Geografia Humana (USP). Realizou parte do doutorado na Alemanha (Friedrich-Schiller-Universität Jena) onde foi também professor/pesquisador visitante (Gastwissenschaftler). Lecionou nos cursos de Administração e Relações Internacionais da ESPM e atualmente é professor no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência docente na área de Geografia Humana e de pesquisa em temas relacionado aos usos do território, sistema bancário e financeiro brasileiros, e internacionalização da educação superior.

Downloads

Edição

Seção

Artigos