<strong>SABER ELEMENTAR COMO BASE PARA O CURRÍCULO NA OBRA CONDORCET</strong>
Palavras-chave:
saber elementar, instrução pública, Condorcet, currículoResumo
Condorcet (1743-1794) é um autor ligado à história da instrução pública e da formação do cidadão republicano. O presente texto analisa a concepção de saber elementar em sua obra comoeixo para se discutir o currículo numa perspectiva ético-política. A partir de uma contextualização da obra pedagógica do autor discute-se a sua concepção de saber elementar,destacando o seu caráter estratégico de “chave para todos os saberes posteriores”, apontando sua estreita relação com a aprendizagem da língua universal, tal como o autor a concebia. Mostra-se como a instrução pública articula dimensões epistêmicas e jurídicas no processo de decisão sobre o que se chama de currículo escolar, indicando que se trata da arte de equilibrar o saber universal, tal como ele encontra-se elaborado num dado momento, e o saber elementar, ao qual todos têm direito.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.