<strong>SABER ELEMENTAR COMO BASE PARA O CURRÍCULO NA OBRA CONDORCET</strong>

Autores

  • Sidney Reinaldo Silva Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

saber elementar, instrução pública, Condorcet, currículo

Resumo

Condorcet (1743-1794) é um autor ligado à história da instrução pública e da formação do cidadão republicano. O presente texto analisa a concepção de saber elementar em sua obra comoeixo para se discutir o currículo numa perspectiva ético-política. A partir de uma contextualização da obra pedagógica do autor discute-se a sua concepção de saber elementar,destacando o seu caráter estratégico de “chave para todos os saberes posteriores”, apontando sua estreita relação com a aprendizagem da língua universal, tal como o autor a concebia. Mostra-se como a instrução pública articula dimensões epistêmicas e jurídicas no processo de decisão sobre o que se chama de currículo escolar, indicando que se trata da arte de equilibrar o saber universal, tal como ele encontra-se elaborado num dado momento, e o saber elementar, ao qual todos têm direito.

Biografia do Autor

Sidney Reinaldo Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor Adjunto e Coordenador da Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação do PPG-Ed- Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Downloads

Edição

Seção

Artigos