<strong>A PÓS-GRADUAÇÃO COMO LUGAR DE FORMAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS</strong>

Autores

  • Beatriz Maria B. Atrib Zanchet Faculdade de Pelotas

Palavras-chave:

formação de professores, ensino superior, aprendizagens de professores

Resumo

Tentando compreender como docentes universitários aprendem e se formam em cursos de pósgraduação em educação, desenvolvemos a pesquisa: Docência Universitária: a formação e as aprendizagens na Pós-Graduação em Educação que reúne pesquisadores da UNISINOS e UFPel. A coleta dos dados foi realizada através de questionários on line com perguntas abertas sobre aprendizagens, motivações, formação dentre outras. Treze docentes de diferentes profissões responderam os questionários e tornaram-se nossos interlocutores nessa investigação. Os docentes foram selecionados a partir de um levantamento realizado pela Rede de Investigação do Ensino Superior que mapeou dissertações/teses em educação de docentes oriundos de profissões liberais no período 1995/2005. Temos professores das universidades gaúchas UNISINOS, UFPel, UFSM, PUC-RS, UPF. Analisamos os dados com apoio do referencial de Marcelo Garcia, Nóvoa e Zabalza, para entender como PPGEdu podem constituírem-se lugares de formação e aprendizagens dos professores. Os res ltados permitem dizer que os PPGEdu constituem-se em outra etapa, em outro nível de formação onde eles desenvolvem-se profissionalmente.

Biografia do Autor

Beatriz Maria B. Atrib Zanchet, Faculdade de Pelotas

ZANCHET, Beatriz Maria B. Atrib, Professora da Faculdade de Pelotas, atuando nas áreas de ensino e pesquisa. Como professora do quadro de docentes permanentes, integra o Programa de Pós-graduação em Educação. Atualmente faz parte do grupo de Pesquisa Interinstitucional que desenvolve o projeto Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional em pareceria com a UNISINOS e, também em parceria com a UNISINOS desenvolve o projeto de pesquisa (Re)significando a escola como espaço formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos. Coordena o projeto de pesquisa Trajetórias, Saberes e Formação dos professores do ensino médio: concepções de conhecimento, representações e repercussões na prática pedagógica. É bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

Downloads

Edição

Seção

Artigos