PRÁTICA PEDAGÓGICA E DIDÁTICA HUMANIZADORA: MATERIALIDADE DE PRESSUPOSTOS DE PAULO FREIRE

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Maurício Cesar Vitória Fagundes

Resumo


Com o objetivo de anunciar ações e relações que contribuem para a construção de uma didática humanizadora na Educação Básica e Superior, via práticas pedagógicas participativas, foram utilizadas como campo empírico duas instituições, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Superior. O estudo decorre de duas pesquisas de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, que recorreram a entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos para a coleta da empiria. Freire (1978, 1982, 2002, 1988, 2000, 2007, 2001, 1996, 1984); Shör e Freire (1986); Freire e Faundez (1985) foram os teóricos que deram suporte às análises das relações escola/universidade-sociedade, ensino-pesquisa-aprendizagem, conhecimentos populares-conhecimentos eruditos, conteúdo-forma, elementos de uma didática humanizadora, de matriz freireana. Foi possível perceber que práticas participativas ganham vida nos dois níveis de ensino, em movimentos nos quais os estudantes assumem a condição de sujeitos sociais, construindo e re-construindo as bases que podem sustentar uma didática humanizadora, lastreando a assunção de seus papéis sociais como sujeitos coletivos, com a capacidade de ler a realidade, interrogar-se e interrogá-la, realizando uma práxis transformadora.

 


 


Palavras-chave


Prática Pedagógica. Prática Docente. Didática Humanizadora. Pedagogia de Paulo Freire.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p524-549

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

  • Nacionais

CNEN LivRe        Periódicos CAPES        Educ@        IBICT

  •  Internacionais

Latindex        Dialnet      DOAJ      Google Acadêmico       REDALyC

SJLibrary.org            UNC University Libraries             WorldCat