PRÁTICA PEDAGÓGICA E DIDÁTICA HUMANIZADORA: MATERIALIDADE DE PRESSUPOSTOS DE PAULO FREIRE

Autores/as

  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga Universidade Estadual do Ceará - UECE Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
  • Maurício Cesar Vitória Fagundes Universidade Federal do Paraná Litoral (UFPR/Setor Litoral). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p524-549

Palabras clave:

Prática Pedagógica. Prática Docente. Didática Humanizadora. Pedagogia de Paulo Freire.

Resumen

Com o objetivo de anunciar ações e relações que contribuem para a construção de uma didática humanizadora na Educação Básica e Superior, via práticas pedagógicas participativas, foram utilizadas como campo empírico duas instituições, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Superior. O estudo decorre de duas pesquisas de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, que recorreram a entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos para a coleta da empiria. Freire (1978, 1982, 2002, 1988, 2000, 2007, 2001, 1996, 1984); Shör e Freire (1986); Freire e Faundez (1985) foram os teóricos que deram suporte às análises das relações escola/universidade-sociedade, ensino-pesquisa-aprendizagem, conhecimentos populares-conhecimentos eruditos, conteúdo-forma, elementos de uma didática humanizadora, de matriz freireana. Foi possível perceber que práticas participativas ganham vida nos dois níveis de ensino, em movimentos nos quais os estudantes assumem a condição de sujeitos sociais, construindo e re-construindo as bases que podem sustentar uma didática humanizadora, lastreando a assunção de seus papéis sociais como sujeitos coletivos, com a capacidade de ler a realidade, interrogar-se e interrogá-la, realizando uma práxis transformadora.

 


 

Biografía del autor/a

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Universidade Estadual do Ceará - UECE Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza – Brasil. Atualmente, realiza o Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Membro do Centro Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire, sediados na UFPE. Integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq.

 

Maurício Cesar Vitória Fagundes, Universidade Federal do Paraná Litoral (UFPR/Setor Litoral). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutor em Educação pela UNISINOS. Atualmente, realiza pós-doutorado na UNICAMP.  Professor Associado da Universidade Federal do Paraná – UFPR - Setor Litoral – Matinhos – PR – Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Docente do Mestrado Profissional para o Ensino de Ciências Ambientais. Líder do Grupo de Pesquisa Universidade Escola. Integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP.

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Publicado

2017-06-30

Número

Sección

Artigos