<strong>CURRÍCULO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR</strong>

Autores

  • Sidinei da Silva Pithan Faculdade de Pato Branco-PR(FADEP).

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia, Sociedade, Educação Superior

Resumo

O presente texto busca vincular alguns estudos desenvolvidos pelo movimento CTS (Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia) com a formação profissional no ensino superior. Destaca, num primeiro momento, a emergência do CTS na Europa e Estados Unidos, bem com na América Latina, buscando caracterizar seus significados e implicações para educação superior brasileira (CUTCLIFFE, 1989; LÓPEZ CEREZO, 1998; VON LINSINGEN, 2006; VACCAREZZA, 1998; BAZZO, W. A. 2002). Num segundo momento, “analisa a realidade” de uma instituição de ensino superior, buscando compreender os princípios e pressupostos implícitos no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no que se refere às compreensões e os vínculos entre ciência, tecnologia e sociedade. Os estudos CTS na educação implicam, por decorrência, numa necessidade de maior contextualização e desmistificação do conhecimento científico e tecnológico, e de promoção da participação pública nos processos de decisão e controle do uso da ciência e tecnologia.

Biografia do Autor

Sidinei da Silva Pithan, Faculdade de Pato Branco-PR(FADEP).

PITHAN, Sidinei da Silva. Professor da Faculdade de Pato Branco-PR (FADEP). Doutorando do Programa de Educação, Cultura e Tecnologia da UFPR-PR. Linha de Pesquisa – As Mudanças no Mundo do Trabalho e a Educação. Mestre em Educação nas Ciências –UNIJUÍ-RS. FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUÍ. Doutor em Filosofia da Educação – UNICAMP-SP.

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