<strong>CURRÍCULO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR</strong>
Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia, Sociedade, Educação SuperiorResumo
O presente texto busca vincular alguns estudos desenvolvidos pelo movimento CTS (Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia) com a formação profissional no ensino superior. Destaca, num primeiro momento, a emergência do CTS na Europa e Estados Unidos, bem com na América Latina, buscando caracterizar seus significados e implicações para educação superior brasileira (CUTCLIFFE, 1989; LÓPEZ CEREZO, 1998; VON LINSINGEN, 2006; VACCAREZZA, 1998; BAZZO, W. A. 2002). Num segundo momento, “analisa a realidade” de uma instituição de ensino superior, buscando compreender os princípios e pressupostos implícitos no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no que se refere às compreensões e os vínculos entre ciência, tecnologia e sociedade. Os estudos CTS na educação implicam, por decorrência, numa necessidade de maior contextualização e desmistificação do conhecimento científico e tecnológico, e de promoção da participação pública nos processos de decisão e controle do uso da ciência e tecnologia.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.