<strong>CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM DE CASOS E MAPAS CONCEITUAIS</strong>

Autores

  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Anamelea de Campos Pinto Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

tecnologias, formação continuada, ambiente virtual de aprendizagem, casos e mapas conceituais.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre as tecnologias e suas relações com uma proposta de educação vinculada à problemática de uma sociedade numa era digital. Ressaltando a formação continuada de professores como uma atividade relevante para a valorização da ação docente. Partindo do relato de experiência do curso de Capacitação da Região Nordeste I, na formação de professores da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, para elaboração de materiais que foram disponibilizados na plataforma Moodle, nos anos de 2007-2008, busca-se compreender a prática pedagógica fundada na formação com/e pelas tecnologias, fundamentada em uma metodologia de ensino e aprendizagem utilizando casos e mapas conceituais. Além disso, traz à tona discussões acerca de currículos de formação inicial e continuada de professores, modo e concepções; abrindo espaço para reflexão sobre as interações entre alunos, professores, tutores, especialmente nos ambiente virtual de aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor Adjunto, Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação

Anamelea de Campos Pinto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor aAdjunto Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação

Downloads

Edição

Seção

Artigos