<strong>O CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO: RELAÇÕES DE PODER E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO</strong>

Autores

  • Silene Kuin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Tecnologias na educação, currículo educacional, informática na educação, formação de professores e gestão escolar.

Resumo

O presente trabalho almeja tecer considerações a respeito da apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs pelo currículo, a partir da observação da prática em duas escolas públicas estaduais de São Paulo, do diálogo com seus alunos, educadores e comunidade e de reflexões que buscam entender processos e inspirar contribuições para estudos nessa área. As experiências relatadas revelam os olhares diferentes que cada uma dessas escolas para as TICs e as iniciativas para sua utilização. Alguns índices são apontados como responsáveis para que uma experiência seja mais bem sucedida que outra, como o desejo da comunidade pelas tecnologias e o sentido que atribuíram a esses recursos, o que fez com que a gestão de uma das escolas incorporasse também as TIC em novas iniciativas técnico-administrativas, além das pedagógicas, a serviço do currículo e da escola.

Biografia do Autor

Silene Kuin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É Doutoranda e Mestre em Educação pela PUC-SP, Especialista em Projetos Pedagógicos apoiados nas Tecnologias de Informação e Comunicação, Professora em cursos de graduação e pós-graduação, Coordenadora de Projetos de formação docente junto à Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, professora integrante do projeto Gestão Escolar e Tecnologias – PUC/SP, Especialista colaboradora do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

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