<strong>EXPERIÊNCIAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL: BALANÇO DA PRODUÇÃO DISCENTE SOBRE A AÇÃO SINDICAL</strong>

Autores

  • Maria Clara Bueno Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ana Cláudia Ferreira Godinho Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

ação sindical, educação do trabalhador, pesquisa discente de pós-graduação

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de 17 dissertações e uma tese de doutorado sobre projetos e programas de educação do trabalhador realizados por entidades sindicais, produzidas entre 1996-2006. Para sistematizar os dados e construir a análise, tomou-se como ponto de partida os objetivos e questões gerais da pesquisa; categorias iniciais definidas pela equipe de pesquisa, bem como, quando necessário, algumas pontuações teóricas do campo de estudos Trabalho-Educação e da Pedagogia. Categorizaram-se as temáticas e objetos de estudo das pesquisas; as escolhas teórico-metodológicas; os campos de referência que informaram os projetos e programas de educação do trabalhador desenvolvidos pelo movimento sindical; a abordagem das propostas dos programas e projetos, principalmente no que concerne à articulação entre análise política e pedagógica; as recomendações dos próprios pesquisadores e, por fim, as lacunas identificadas a partir da leitura da produção discente.

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Biografia do Autor

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2010-07-11

Como Citar

Fischer, M. C. B., & Godinho, A. C. F. (2010). <strong>EXPERIÊNCIAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL: BALANÇO DA PRODUÇÃO DISCENTE SOBRE A AÇÃO SINDICAL</strong>. Revista E-Curriculum, 5(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3241

Edição

Seção

Artigos