<strong>EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR: UM ESTADO DA ARTE DE 1999 A 2006</strong>

Autores

  • Pedro Benjamim Garcia Universidade Católica de Petrópolis
  • Hamilton Farias Faculdade de Artes Plásticas- FAAP

Palavras-chave:

Cultura Popular, Arte Popular, Folclore.

Resumo

Este artigo analisa um conjunto de teses e dissertações defendidas entre os anos de 1999 e 2006, sobre a temática Educação e Cultura Popular. Oito delas se situavam na área da arte, sendo quatro em teatro, duas em música, uma em cerâmica e outra em fotografia; cinco na área de folclore (arte popular, brincadeiras, rituais, festa); duas ligadas ao patrimônio histórico (educação patrimonial); uma sobre saber profundo. Ponto negativo dos trabalhos analisados: é a dificuldade de operar com conceitos enquanto ferramenta analítica, sendo que nem sempre a metodologia é explicitada. Questão presente nos textos: é a conscientização que, embora tenha perdido o viés iluminista do intelectual que abre os caminhos, que aponta o rumo correto, a palavra ainda ressoa em vários dos trabalhos analisados. Constatamos o fenômeno da hibridização cultural que, conforme Canclini, faz uma ponte entre a cultura popular e a cultura erudita.

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Biografia do Autor

Pedro Benjamim Garcia, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor em Antropologia Social Professor Adjunto da Universidade Católica de Petrópolis

Hamilton Farias, Faculdade de Artes Plásticas- FAAP

Mestre em Ciências Sociais. Professor da . Coordenador de Cultura do Instituto Polis

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Como Citar

Garcia, P. B., & Farias, H. (2010). <strong>EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR: UM ESTADO DA ARTE DE 1999 A 2006</strong>. Revista E-Curriculum, 5(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3244

Edição

Seção

Artigos