ELEMENTOS DA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL, NO SÉCULO XX, COM BASE EM PESQUISAS DISCENTES DE PÓSGRADUAÇÃO

Maria Clara Bueno Fischer, Ana Cláudia Ferreira Godinho

Resumo


Encontra-se neste artigo uma análise qualitativa de doze pesquisas relacionadas à educação do trabalhador: 3 teses e 9 dissertações (7 em Educação e 2, em Serviço Social). Os estudos tratam de experiências educativas de cunho histórico ou atuais, tendo como atores o Poder Público, a Igreja Católica, o empresariado ou, recentemente, ONGs e trabalhadores da indústria calçadista de Franca-SP. Identifica elementos do seu engajamento na educação dos trabalhadores no Brasil, em variadas fases do século XX. Realizou-se a aproximação das pesquisas de acordo com a temática, o(s) ator(es) e o momento histórico pesquisados; a análise das categorias, conceitos e reflexões teóricas elaborados pelos/as pesquisadores/as e, ainda, a análise das contribuições e lacunas das pesquisas. .

Palavras-chave


educação do trabalhador; pesquisas discentes de pós-graduação stricto sensu

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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