<strong>ELEMENTOS DA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL, NO SÉCULO XX, COM BASE EM PESQUISAS DISCENTES DE PÓSGRADUAÇÃO</strong>

Autores

  • Maria Clara Bueno Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ana Cláudia Ferreira Godinho Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

educação do trabalhador, pesquisas discentes de pós-graduação stricto sensu

Resumo

Encontra-se neste artigo uma análise qualitativa de doze pesquisas relacionadas à educação do trabalhador: 3 teses e 9 dissertações (7 em Educação e 2, em Serviço Social). Os estudos tratam de experiências educativas de cunho histórico ou atuais, tendo como atores o Poder Público, a Igreja Católica, o empresariado ou, recentemente, ONGs e trabalhadores da indústria calçadista de Franca-SP. Identifica elementos do seu engajamento na educação dos trabalhadores no Brasil, em variadas fases do século XX. Realizou-se a aproximação das pesquisas de acordo com a temática, o(s) ator(es) e o momento histórico pesquisados; a análise das categorias, conceitos e reflexões teóricas elaborados pelos/as pesquisadores/as e, ainda, a análise das contribuições e lacunas das pesquisas. .

Biografia do Autor

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos SinosGraduação em Pedagogia (UNISINOS); Mestrado em Educação (UFRGS) e Doutorado em Educação (University of Nottingham/Reino Unido). Professora, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e professora do curso de Pedagogia da UNISINOS. Linha de Pesquisa: Educação e Processos de Exclusão Social. Pesquisa, orienta e publica nos seguintes temas: trabalho-educação; produção e legitimação de saberes do e pelo trabalho; educação de trabalhadores e educação e economia solidária.

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (2002). É especialista em Educação de Jovens e Adultos pela PUCRS (2004) e mestre em educação pela UNISINOS (2007). Atualmente é doutoranda em educação pela UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educação de jovens e adultos, educação popular, metodologia do ensino de língua portuguesa e literaturas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos