EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR DE ADULTOS E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

Kátia Regis

Resumo


Este artigo apresenta a análise de treze teses e dissertações sobre o tema Educação não-escolar de adultos e relações etnicorraciais, produzidas entre 1999 e 2006. Apresenta dados referentes às pesquisas analisadas e reflete sobre o seu embasamento teórico, como críticas às relações etnicorraciais vigentes. Discute sobre os principais temas investigados: a) a dimensão educativa presente nas ações das entidades do movimento negro, organizações da sociedade civil, núcleos culturais da população negra e por meio de práticas religiosas em Irmandades e em religiões de matriz africana como o Candomblé e b) as contribuições das práticas educativas realizadas nesses espaços para a construção da identidade negra. As questões discutidas oferecem elementos para a compreensão de como tais práticas contribuem para questionar a educação escolar, através das críticas e proposições aos seus currículos.

Palavras-chave


relações etnicorraciais, população negra, educação não-escolar

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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