<strong>EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR DE ADULTOS E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS</strong>

Autores

  • Kátia Regis Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP

Palavras-chave:

relações etnicorraciais, população negra, educação não-escolar

Resumo

Este artigo apresenta a análise de treze teses e dissertações sobre o tema Educação não-escolar de adultos e relações etnicorraciais, produzidas entre 1999 e 2006. Apresenta dados referentes às pesquisas analisadas e reflete sobre o seu embasamento teórico, como críticas às relações etnicorraciais vigentes. Discute sobre os principais temas investigados: a) a dimensão educativa presente nas ações das entidades do movimento negro, organizações da sociedade civil, núcleos culturais da população negra e por meio de práticas religiosas em Irmandades e em religiões de matriz africana como o Candomblé e b) as contribuições das práticas educativas realizadas nesses espaços para a construção da identidade negra. As questões discutidas oferecem elementos para a compreensão de como tais práticas contribuem para questionar a educação escolar, através das críticas e proposições aos seus currículos.

Biografia do Autor

Kátia Regis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP

Doutora em Educação (Currículo) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em História pela Universidade de São Paulo (2000) e Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Doutora em Educação (Currículo) pela mesma Universidade (2009). Entre 1998-2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular, que desenvolvia a alfabetização e pósalfabetização de jovens e adultos. Coordenou o Núcleo de Consciência Negra na Universidade de São Paulo (1998-2002), sendo responsável pelo projeto de alfabetização e pósalfabetização de jovens e adultos que enfatizava as discussões sobre as relações etnicorraciais no currículo da Educação de Jovens e Adultos. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (2002-2005). Assessora de formação e sistematização no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Atua na formação de educadores. Principais temas de discussão na área educacional: currículo, relações raciais, Educação de jovens e adultos, educação popular.

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