DIRETORES/AS, PEDAGOGOS/AS E PROFESSORAS: INFORMANTES-CHAVE DOS INTERDITOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p513-542Palavras-chave:
Homofobia, LGBTQIA, Diversidade Sexual, Escola.Resumo
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno da diversidade sexual e da homofobia centrada na escola. A investigação decorreu em treze escolas públicas de ensino médio em distintos municípios do Norte do Paraná, cujo objetivo foi analisar como as práticas de violência imputadas às pessoas LGBTQIA são manifestas no cotidiano escolar a partir da captação de falas espontâneas de educadores/as sobre a diversidade sexual e a homofobia. Em termos metodológicos recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 38 indivíduos que consideramos informantes-chave, como diretores/as, pedagogos/as e professoras. A análise de conteúdo foi orientada em “quem fala” e “com que finalidade fala”, sendo que a partir da interlocuções dos sujeitos estabelecemos categorias que foram discutidas a partir dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais. As principais conclusões apontam que vivemos um momento no qual todos somos agentes responsáveis por uma educação igualitária, que não comporta a ausência de discussões sobre diversidade sexual e de estratégias de enfrentamento a homofobia, portanto, o maior desafio que se apresenta na atualidade para nós educadores/as é o de abrir-se para esse debate.
Referências
ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana – RITLA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, 2009. Disponível em: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/crt/central-de-arquivos/prevencao/bibliografia-de-apoio/revelando_tramas_descobrindo_segredos_violencia_e_convivencia_nas_escolas..pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
BARROS, Suzana da Conceição de. RIBEIRO, Paula Regina Costa. QUADRADO, Raquel Pereira. Sexualidade: olhares das equipes pedagógicas e diretivas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, Jul/Dez 2011. p. 179-203.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, mai./ago. 2011, p. 549-559.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Florianópolis, v. 2, n. 01, jan-jul. 2005, p. 68-80.
BORGES, Zulmira Newlands; PASSAMANI, Guilherme Rodrigues; OHLWEILER, Mariane Inês; BULSING, Muriel. Percepção de professoras de Ensino Médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil). Educar em Revista. Curitiba: UFPR, n. 39, jan./abr. 2011, p. 21-38.
BORRILO, Daniel. A homofobia. In: LIONÇO, Tatiana; DINIZ, Débora (Org.). Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres: EdUnB, 2009, p. 15-46.
BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual na escola. Rio de Janeiro: Pró-Reitoria de Extensão/UFRJ, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Adolescentes e jovens para uma educação entre pares: diversidades sexuais. Brasília: Ministério da Saúde, v. 8, 2011.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 151-172.
CAETANO, Márcio Rodrigo Vale. Rompendo fronteiras e problematizando as diferenças sexuais. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa. SILVA, Fabiana Ferreira da. MAGALHÃES, Joanalira Corpes. QUADRADO, Raquel Pereira (Orgs.). Educação e Sexualidade: identidades, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, preconceitos, homofobia...Rio Grande: Editora da FURG, 2008, p. 158-171.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre a família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 110, jul. 2000, p. 143-155.
______. Modos de educação, gênero e relações escola-família. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, jan./abr. 2004, p. 41-58.
DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, n. 39, jan./abr. Curitiba: Editora UFPR, 2011, p. 39-50.
DOVIDIO, John F. GLICK, Peter. RUDMAN, Laurie A. Introduction: Reflecting on The Nature of Prejudice: Fifty Years after Allport. In: DOVIDIO, John F.; GLICK, Peter; RUDMAN, Laurie A. On the Nature of Prejudice: Fifty Years after Allport. Blackwell Publishing: USA, 2005, p. 1-16.
FERRARI, Anderson. O quê se fala e o quê se cala sobre o homoerotismo masculino: discursos, práticas e posturas dos professores diante do fato e do assunto. Anped, GT Sociologia da Educação, 2000. Disponível em <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1412t.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2017.
FONTES, Malu. Ilustrações do silêncio e da negação. In: LIONÇO, Tatiana. DINIZ, Debora (Org.). Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres: EdUnB, 2009, p. 99 -114.
FOUCAULT, Michel. Entrevista a James O’Higgins (1982). In: BARRETO, Jorge Lima. Um diálogo sobre os prazeres do sexo. Nietzsche, Freud e Marx. Theatrum Philosoficum. Tradução de Maria Cristina Guimarães Cupertino. São Paulo: Landy, 2000, p. 11-45.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 29 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
GREEN, Bill. BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 208-243.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós Modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2006.
______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 103-133.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: ______. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Ministério da Educação: SECADI/MEC. Brasília, 2009a, p. 13-52.
______. “Aqui não temos gays nem lésbicas”: estratégias discursivas de agentes públicos ante medidas de promoção do reconhecimento da diversidade sexual nas escolas. Bagoas. n. 04, p.171-190, 2009b.
______. A Pedagogia do Armário: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar. Revista Educação On-line PUC, Rio de Janeiro, n. 10, p. 64-83, 2012.
LIBERATUS conscientiae. Os três macacos sábios. 2010. Disponível em <http://liberatusconscientiae.blogspot.com.br/2010/03/os-tres-macacos-sabios.html>. Acesso em: 20 mar. 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.
______. Heteronormatividade e Homofobia. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Ministério da Educação: SECADI/MEC. Brasília, 2009, p. 85-95.
______. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). SILVA, Tomaz Tadeu da (Trad.). O corpo educado. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 07-35.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999, p. 7-32.
OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de. O/A diretora não viu, a pedagoga não ouviu e a professora não quer falar: discursos docentes sobre diversidade sexual, homofobia e “Kit Gay”. 260 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2013.
______. Professores e famílias não convencionais: uma proposta de intervenção e formação pelas lentes do cinema. (Tese de Doutorado). Presidente Prudente: 2016, 257f.
PARANÁ. Gênero, orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.
PASSOS, Maria Cônsuelo. Homoparentalidade: uma entre outras formas de ser família. Psi. Clin. Rio de Janeiro, vol. 17, n. 2, 2005, p. 31-40.
PERES, Willian Siqueira. Cenas de exclusões anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Ministério da Educação: SECADI/MEC. Brasília, 2009, p. 235-263.
SAGGESE, Gustavo Santa Roza. Quando o armário é aberto: visibilidade, percepções de risco e construção de identidades no coming out de homens homossexuais. Fazendo Gênero 8 – Corpo, violência e poder. Florianópolis, 2008.
SALVA, Sueli; STIMAMIGLIO, Neusa Maria Roveda. Ser menino e ser menina também se aprende na escola. In: Seminário Corpo, gênero e sexualidade: instâncias e práticas de produção nas políticas da própria vida. Anais... Rio Grande, 2011, p. 1361-1370.
SANTOS, Manoel Antônio dos. BROCHADO JÚNIOR, José Urbano. MOSCHETA, Murilo dos Santos. Grupo de pais de jovens homossexuais. Revista Eletrônica de Saúde Mental Álcool e Drogas. Vol. 03, n. 02, São Paulo, 2007, p. 1-16.
SEFFNER, Fernando. Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e políticas de inclusão escolar. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Ministério da Educação: SECADI/MEC. Brasília, 2009, p. 127-139.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In:______ (Org.). Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. 7. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007, p. 73-102.
SIMIONATO Marlene Aparecida Wischral. OLIVEIRA, Raquel Gusmão Funções Transformações da Família ao Longo da História. Anais...I Encontro Paranaense de Psicopedagogia – ABPpPr. nov./2003, p. 57-66.
SOUSA FILHO, Alípio de. A resposta gay. 2013. Disponível em <http://www.cchla.ufrn.br/alipiosousa/index_arquivos/ARTIGOS%20ACADEMICOS/ARTIGOS_PDF/A%20RESPOSTA%20GAY.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2017.
SWAIN, Tania Navarro. Os limites do corpo sexuado: diversidade e representação social. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Diversidade. Núcleo de Gênero e Diversidade. Sexualidade. Curitiba: SEED. 2009, p. 121-129.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 35-82.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.