EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES INICIANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p615-639

Palavras-chave:

Educação superior. Formação de professores. Necessidade de formação profissional.

Resumo

O Brasil enfrenta problemas históricos e complexos como a desigualdade econômica e social,  a criminalidade e a corrupção, entre outros. É consenso que para solução desses problemas a qualidade da educação, em todos os graus de ensino, precisa ser atingida. Uma análise do panorama atual da educação superior brasileira mostra que ainda estamos distantes de consolidar o acesso aos cursos e a necessária qualidade da produção de conhecimento e da formação profissional. As Instituições de  educação superior lidam com desafios como o alto índice de evasão e um processo de ensino-aprendizagem cristalizado em práticas que se reproduzem desconsiderando os avanços tecnológicos. A formação de professores para a educação superior pode ser um fator estratégico para construir a educação com qualidade. Tendo esse pressuposto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo era conhecer os desafios e as expectativas de professores iniciantes da educação superior em duas instituições, uma pública e uma comunitária. Fizeram parte da metodologia: a revisão bibliográfica, a análise documental, a pesquisa telematizada (MORESI, 2003) e o estudo de campo com entrevistas respondidas por professores com até três anos de docência. A análise de conteúdo (FRANCO, 2008) das respostas indicou que a maioria dos entrevistados escolheu a profissão motivada pelo prazer e pelo exemplo; que suas expectativas têm como foco a realização profissional e que os docentes percebem a necessidade de melhorar sua formação pedagógica. Nas considerações finais, são trazidos elementos para respaldar propostas de programas para o desenvolvimento profissional do docente da educação superior.

Biografia do Autor

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com doutorado sanduíche na Universidade de Queen’s em Ontário, Canadá.  Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba, Minas Gerais, Brasil.  

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba (UNISO), São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), São Paulo, Brasil.

Regina Lima Andrade Gonçallo, Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Licenciada em Letras – Português/Inglês pela Faculdades Associadas de Uberaba e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"