EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p615-639Palavras-chave:
Educação superior. Formação de professores. Necessidade de formação profissional.Resumo
O Brasil enfrenta problemas históricos e complexos como a desigualdade econômica e social, a criminalidade e a corrupção, entre outros. É consenso que para solução desses problemas a qualidade da educação, em todos os graus de ensino, precisa ser atingida. Uma análise do panorama atual da educação superior brasileira mostra que ainda estamos distantes de consolidar o acesso aos cursos e a necessária qualidade da produção de conhecimento e da formação profissional. As Instituições de educação superior lidam com desafios como o alto índice de evasão e um processo de ensino-aprendizagem cristalizado em práticas que se reproduzem desconsiderando os avanços tecnológicos. A formação de professores para a educação superior pode ser um fator estratégico para construir a educação com qualidade. Tendo esse pressuposto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo era conhecer os desafios e as expectativas de professores iniciantes da educação superior em duas instituições, uma pública e uma comunitária. Fizeram parte da metodologia: a revisão bibliográfica, a análise documental, a pesquisa telematizada (MORESI, 2003) e o estudo de campo com entrevistas respondidas por professores com até três anos de docência. A análise de conteúdo (FRANCO, 2008) das respostas indicou que a maioria dos entrevistados escolheu a profissão motivada pelo prazer e pelo exemplo; que suas expectativas têm como foco a realização profissional e que os docentes percebem a necessidade de melhorar sua formação pedagógica. Nas considerações finais, são trazidos elementos para respaldar propostas de programas para o desenvolvimento profissional do docente da educação superior.
Referências
ALVES, Ilza Maria da Silva; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: representações sociais de estudantes de licenciaturas. Quaestio: revista de estudos em educação, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 221-240, fev. 2014. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/1793>. Acesso em: 12 jul. 2017.
AMARAL, Nelson Cardoso. Expansão-avaliação-financiamento: tensões e desafios da vinculação na educação superior brasileira. In: 31a. Reunião anual da ANPED, Caxambu, MG, 19-22 out. 2008.
AMBIEL, Rodolfo A. M.. Construção da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. Aval. psicol., Itatiba , v. 14, n. 1, p. 41-52, abr. 2015 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712015000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jun. 2017.
BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES; Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 2, jul. 2011
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educ. Soc., Campinas, v. 36,n. 131, p. 361-390, June 2015 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200361&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 Jun. 2017.
BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Evasão Nos Cursos Na Modalidade De Educação A Distância: Estudo De Caso Do Curso Piloto De Administração Da Ufal/Uab. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 22, n. 83, p. 465-504, apr., 2014. ISSN 1809-4465. Disponível em: <http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/296>. Acesso em: 25 maio 2017.
BORGES, Maria Célia. A formação de professores nos projetos de expansão das universidades públicas do triângulo mineiro. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 252-279, jun. 2015. ISSN 1809-3876. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/13849/16971>. Acesso em: 30 maio. 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira". Censo da Educação Superior 2015. Brasília, DF: INEP, 2015. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 20 nov. 2016.
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de pesquisa, v. 118, mar. 2003. p. 65-88
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. O PROUNI no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 979-1000, Oct. 2006 . Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000300016>. Acesso em: 25 dez. 2017.
CHARLOT, Bernard. In: II Fórum Social Mundial pelo Fórum Mundial de Educação. Porto Alegre, 2001.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. Política de expansão da educação superior no brasil - o prouni e o fies como financiadores do setor privado. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 32, n. 4, p. 49-72, Dec. 2016 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400049&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 Junho 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162030>.
CUNHA, Maria Isabel da; ZANCHET, Beatriz Maria Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 189-197, set./dez. 2010. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/6999/5717>. Acesso em: 11 nov. 2015.
DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ECONÔMICOS - DEPEC - Bradesco. Conjuntura Macroeconômica Semanal. jun, 2017. Disponível em: <https://www.economiaemdia.com.br/EconomiaEmDia/pdf/CONJUNTURA_16_06_17.pdf> . Data de acesso: 1 jun 2017.
DEPRESBITERIS, Lea. O Desafio da Avaliação da Aprendizagem: dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.
ESTEVE, Jose Manuel. O Mal-Estar docente. Lisboa: Escher, Fim de Século, 1992.
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n.2, p 21-50. 2006.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3.ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na Aprendizagem. Florianópolis: Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2013. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf> Acesso em: 24 ago.2017.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: SENAC São Paulo, 2013. p.139.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA- IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua trimestral. 2017. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/>. Acesso em: 1 jun. 2017.
INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING - ISATT. Disponível em: <https://www.isatt.net/>. Acesso em: 15 jul. 2017.
JESUS, Saul Neves de; SANTOS, Joana Conduto Vieira. Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores. Revista Educação. Porto Alegre-RS, ano XXVII, n. 1 (52), jan./abr. 2004, p. 39-58
LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 243, p. 343-358, aug. 2015 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000200343&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 jun 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/337612864>.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2001.
MASETTO, Marcos. Inovação curricular no ensino superior. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.2 , agosto 2011. Disponivel em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6852/4966> Acesso em: 1 jun. 2017.
______. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003 ______.; GAETA, Cecilia. Os desafios para a formação de professores do ensino superior. Revista Triângulo, [S.l.], v. 8, n. 2, fev. 2016. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1550>. Acesso em: 1 jul. 2017.
MEC. Documento Referência: Conferência Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2009.
MELO, Ferreira Geovana; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula . de (orgs). . Docência na universidade: em foco os formadores de professores. In: MELO, F. G; NAVES, P. L. M. de (Orgs). Didática e docência universitária. Uberlândia EDFU, 2012.p. 29 – 56.
MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. 2003. 108 f. Monografia (Especialização). Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. Disponível em: <http://goo.gl/zj3Tps>. Acesso: 26 jun 2017.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
MOROSINI, Marília Costa. et al. A Evasão na educação superior: uma análise da produção de conhecimento no Brasil realizada pelo grupo Alfa Guia - PUCRS. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 10., 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2011. p. 75-86.
OECD. Education at a Glance 2015: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/eag-2015-en>. Acesso em 24 agosto 2016.
______ . Education at a Glance 2016 : OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1787/eag-2016-en> . Acesso em 24 jun 2017.
OLIVEIRA, João Ferreira de.; DOURADO, Luiz Fernandes.; AMARAL, Nelson Cardoso. Desafios e Perspectivas de uma Política para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). In: OLIVEIRA, João F. et al. Políticas de acesso e expansão da educação superior: concepções e desafios. Brasília: INEP, 2006.
PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; SOUSA, José Vieira de. Dossiê: expansão e desafios da qualidade na educação superior brasileira. Educ. rev. [online]. 2016, vol.32, n.4 [cited 2017-07-26], pp.15-16. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400015&lng=en&nrm=iso>.
PIMENTA, Maria Alzira de Almeida; PIMENTA, Sonia de Almeida. Fraude acadêmica: Estudo Comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S.l.], p. p. 213-230, jun. 2015. ISSN 2318-1982. Disponível em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/819/701>. Acesso em: 09 jun. 2017.
PIMENTA, Maria Alzira de Almeida; PIMENTA, Sônia de Almeida. Fraude em avaliações no ensino superior do Brasil: aproximações com uma pesquisa de Portugal. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 21, n. 3, p. 953-974, nov. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300953&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 maio 2017.
PRATA- LINHARES, Martha M. Contribuições da arte para a formação de professores universitários. In: MASETTO, Marcos (Org). Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012.
SILVA, Glauco Peres da. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 2, p. 311-333, Jul 2013 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jul. 2017.
SOUSA, Andréia da Silva Quintanilha; MACIEL, Carina Elisabeth. Expansão da educação superior: permanência e evasão em cursos da universidade aberta do Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 32, n. 4, p. 175-204, dez. 2016 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400175&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 set. 2017.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In:
VEIGA, Ilma Passos Alencar; FONSECA, Marília. (Org.) As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.