PERFIL DOCENTE BRASILEIRO E RELATÓRIO TALIS: O CASO DE UMA REDE CONFESSIONAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p693-712Palavras-chave:
Perfil Docente. Relatório TALIS. Censo Escolar Brasileiro. Prova PAAEB.Resumo
O estudo objetivou discutir o perfil do professor de ensino básico de uma rede confessional de ensino em interface com relatórios nacionais e internacionais. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado com 30 itens aplicado aos docentes do 5º e 9º anos tendo como eixos organizadores dados sociodemográficos, formação inicial/continuada e prática pedagógica desenvolvida. A rede de ensino pesquisada dividiu tecnicamente o país em 8 regiões, 52 associações e 312 escolas de Educação Básica e teve 868 docentes respondendo ao questionário em 2013. Um recorte dos resultados sobre o perfil desses docentes (faixa etária, gênero, formação inicial e tempo de docência) foi discutido à luz do Censo Escolar Brasileiro e do relatório TALIS 2013, foco no docente, que é a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey) em escolas de educação básica de diferentes países. Os resultados confirmam o relatório TALIS com relação ao fato de que professores das redes privadas tendem a ser mais jovens que os seus pares das redes públicas e que a profissão docente no ensino fundamental ainda é essencialmente feminina. A formação docente completa no ensino superior é alta (92%) e ocorre na rede privada (70%). O tempo de trabalho do docente pareceu influenciar na proficiência dos estudantes no exame PAAEB. Conclui-se que a responsabilização conjunta de resultados educacionais é essencial no comprometimento contínuo com a construção de currículos plurais e cidadãos em conjunto com o suporte para a profissionalização e valorização da carreira docente.
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