MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PROJETOS CURRICULARES INOVADORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p694-720

Palavras-chave:

modelos de formação, licenciaturas, formação inicial de professores

Resumo

No atual momento, quando se tornam prementes as mudanças nos programas que formam professores, o presente artigo traz para reflexão a discussão sobre os modelos de formação que orientam as propostas curriculares nos Cursos de Licenciaturas a partir da análise de uma experiência curricular com características de inovação desenvolvida na Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa tendo como apoio a análise documental.  Autores como   Santos (2007), García (1999), Ávila (2008), Diniz-Pereira (2007) e Tardif (2011) deram suporte à construção do marco teórico conceitual com base nos modelos de formação propostos em seus estudos, a exemplo das orientações de cunho instrumental-tecnicista, epistemologia da prática e sociopolítica. Conclui-se que a experiência analisada se encaminha para um modelo crítico de formação que favorece a mudança em um conjunto de aspectos que se mostram vitais para uma revisão em cursos que prepararam os profissionais para a docência tais como: unidade entre teoria e prática na construção do conhecimento; integração entre universidade e escolas da educação básica num sentido de fortalecimento mútuo; articulação dos saberes em uma perspectiva de ruptura epistemológica que leva em consideração as experiências de vida de cada aluno e a constituição de novos espaços de aprendizagem para além dos muros da universidade, dentre outros.

Biografia do Autor

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo

Mestre e doutora em Educação Currículo pela PUC/SP. Atualmente é docente no curso de Pedagogia e no programa de pós-graduação no UNASP. Tem experiência como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica e Ensino Superior com enfase em reformulação curricular, metodologias ativas e formação de professores. Pesquisadora voluntária na PUC/SP no grupo de pesquisa "Formação de Professores e Paradigmas Curriculares".

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos