APRESENTAÇÃO: FORMAÇÃO DE EDUCADORES: CURRÍCULO, CULTURAS E CONTEXTOS.

Autores

  • Marina Graziela Feldmann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p566-574

Palavras-chave:

Formação de educadores. Currículo. Culturas. Contextos

Resumo

Em tempos tão fluídos, revestidos de incertezas e perplexidades, falar sobre a questão de formação de educadores perpassada pela tríade: currículo, culturas e contextos nos convida ao exercício de considerar no debate uma multiplicidade de leituras e escritas na busca de se dar voz aos diferentes sujeitos da e na educação.O presente número da Revista e-Curriculum abre espaço para publicação do presente Dossiê, que traz em seu bojo o entendimento de que as concepções sobre o conhecimento, currículo e os processos formativos acontecem e se produzem na prática dos educadores, inflenciando em uma relação de dialeticidade os sentidos atribuidos pelos sujeitos curriculares às diversas situações expressas no ato educativo.O cenário da formação de educadores na sociedade contemporânea é marcado pelos padrões de reestruturação global capitalista que apresenta mudanças econômicas e culturais, as quais moldam e condicionam políticas e estratégias neoliberais instituindo-se como discurso hegemônico. O entendimento a respeito da globalização e de seus efeitos não é uniforme e a incidência sobre as políticas e práticas da educação se apresenta como variada e conflitante dentro de um escopo já marcado por toda ordem de tensões e lutas.

 

Biografia do Autor

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC-SP. Pesquisadora e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq (2000) Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Autora de vários livros e artigos sobre os seguintes temas: formação de professores, escola brasileira, políticas públicas de formação docente, cultura escolar e currículos inovadores

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, Brasil

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Psicologia Educacional pela PUC-SP, Livre-docente em Didática pela USP. Professor titular do Departamento de Fundamentos de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Professor Associado Aposentado da USP. Especialista em questões universitárias e na formação pedagógica de professores do ensino superior. Líder do Grupo de Pesquisa FORPEC, credenciado no CNPq.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"