O MOVIMENTO DE PAIS E MÃES PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: ARTICULANDO A PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS COM A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA

Autores

  • Ceane Andrade Simões Universidade do Estado do Amazonas
  • Ana Gouvea Bocchini Associação Coletivo Escola Família Amazonas
  • Regina Coeli Moura de Macedo Colégio Pedro II. Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p168-189

Palavras-chave:

Movimento social. Educação integral. Cotidiano escolar. Educação pública.

Resumo

Neste texto procuramos discutir a disputa pelo caráter público da educação e suas possibilidades emancipatórias, por meio do registro e da reflexão sobre a trajetória de atuação de um movimento social constituído por pais e mães em Manaus (Coletivo Escola Família Amazonas – CEFA), que vem requerendo um maior espaço de participação na reformulação e implementação da Política Pública de Educação Integral no município junto ao poder público municipal, representado pela Secretaria Municipal de Educação – SME, e nos espaçostempos das escolas públicas.Tal esforço se insere no campo teórico-político-epistemológico das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, na perspectiva de dar visibilidade às práticas sociais de natureza emancipatória que estão se desenvolvendo na ampliação da articulação dialógica entre pais e mães-educadores/educadoras-dirigentes da educação pela ofertada de educação integral na rede pública municipal de ensino de Manaus e na busca de “inéditos viáveis”, conforme Paulo Freire, que incorporem a esperança na transformação da educação e na valorização do seu caráter público –  em que pese a crise democrática e a retração dos investimentos na educação pública, entre outras questões que estamos atravessando no contexto brasileiro. Mesmo se tratando de um movimento recente e em busca de consolidação, podemos avaliar a atuação desse coletivo de maneira positiva na medida em que busca reposicionar o sentido e a força da participação na educação pública, assentada na vivência democrática e na busca de qualidade da educação socialmente referenciada.

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Biografia do Autor

Ceane Andrade Simões, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar . Vice-coordenadora do Coletivo Escola Família Amazonas – CEFA. Professora da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/Manaus/AM/Brasil.

Ana Gouvea Bocchini, Associação Coletivo Escola Família Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquista Filho – UNESP. Coordenadora do Coletivo Escola Família Amazonas – CEFA – Manaus/AM/Brasil.

 

Regina Coeli Moura de Macedo, Colégio Pedro II. Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2014). É professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, Unidade São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar.

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Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos