PERIFERIAS URBANAS E EFEITO DO TERRITÓRIO: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA ANÁLISES DE PROCESSOS CURRICULARES E DO TRABALHO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957Palavras-chave:
Periferia Urbana. Efeito do Território. Currículo. Trabalho Escolar.Resumo
Este artigo tem como objetivo examinar as contribuições que a incorporação dos conceitos de periferia urbana e efeito do território têm na análise de processos educacionais e curriculares em escolas localizadas em regiões de extrema pobreza. A especificidade e a complexidade do trabalho escolar em escolas da periferia, bem como as dificuldades verificadas nas práticas curriculares, motivaram a realização de duas pesquisas de doutorado que tiveram como campo empírico a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS. As concepções de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) e efeito do território (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014) foram centrais para os estudos realizados, desenvolvidos a partir da perspectiva da etnografia crítica e alicerçados nos pressupostos da Sociologia da Educação e dos Estudos Educacionais Críticos na compreensão da instituição escolar. Este artigo aborda, portanto, a utilização desses conceitos trazendo algumas conclusões das investigações realizadas com o objetivo de argumentar que essas ferramentas conceituais podem ser profícuas para a complexificação da análise de processos educacionais.
Referências
ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola pública e pobreza: expansão escolar e formação da escola dos pobres no Brasil. Niterói, 2004. 277f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
ANDRADE, Luciana Teixeira; SILVEIRA, Leonardo Souza. Efeito do território: explorações em torno de um conceito sociológico. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 381-402, mai.-ago. 2013.
APPLE, Michael W. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1999.
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: ArtMed, 1989.
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
APPLE, Michael W. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez, 2000.
APPLE; Michael W.; AU. Wayne; GANDIN, Luís Armando (Org.). Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out-dez. 2010.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, Pierre (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
BOURDIEU, Pierre; SAINT-MARTIN, Monique de. As categorias do juízo professoral. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRUNO, Gustavo; MENDES, Igor Issaf. Geografia de Oportunidades e a Estruturação da Oferta Educacional: uma análise comparativa entre bairros da região do Barreiro em Belo Horizonte. Trabalho apresentado no 11ª Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste -ANPEdSUDESTE , no GT 4: Pesquisa, Políticas Públicas e Direito à Educação. São João del-Rei, MG, 2014.
BURGOS, Marcelo Baumann (Org.). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 395-424, maio/ago. 2011.
CONNELL, R. W. Pobreza e Educação. In: GENTILI, Pablo (Org.); Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CONNELL, R. W. Schools and Social Justice. Philadelphia: Temple University Press, 1993.
ÉRNICA, Maurício; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa Cenpec. v.42 n.146 p. 640-666 mai/ago. 2012.
GANDIN, Luís Armando. Porto Alegre as a counter-hegemonic global city: building globalization from below in governance and education. DISCOURSE-ABINGDON, v. 32, n. 2, p. 235-252, 2011.
GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio B. Começando uma conversa sobre o currículo. In: _____. (Orgs.). Currículo na Contemporaneidade: incertezas e desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 7-39.
GIMENO SACRISTÁN, J.. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
KERDER, Raquel; HARDT, Letícia Peret Antunes. Reflexões sobre relações entre ocupações irregulares e questões ambientais no Brasil. In: Encontro Nacional da ANPPAS, IV, 2008, Brasília/DF.
KOSLINSKI, Mariane Campelo; ALVES, Fátima; LANGE, Wolfram Johannes. Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Educação e Sociedade. Campinas, v. 34, n. 125, p. 1175-1202, out.-dez. 2013.
KOSLINSKY, Mariane Campelo; ALVES, Fatima. Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela-asfalto no contexto carioca. Educação e Sociedade. Campinas/SP: CEDES, v. 33, n. 120, p. 805-831, jul-set. 2012.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.
MAURIN, É. Le Ghetto français: enquête sur le séparatisme social. Paris: Seuil, 2004.
MOREIRA, Antônio Flavio B. A importância do conhecimento escolar em propostas curriculares alternativas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45. p. 265-290. jun. 2007.
MOREIRA, Simone Costa. Efeito do Território Periférico no Trabalho Escolar: análise de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Porto Alegre, 201f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, no prelo.
PAIVA, Angela Randolpho; BURGOS, Marcelo Baumann (Orgs.). A escola e a Favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Pallas, 2009.
PEREGRINO, Mônica. Desigualdade numa escola em mudança: trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres. Niterói, 2006. 335f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
RIBEIRO, Luiz César de Queiroz; KOSLINSKI, Mariane Campelo. Efeito Metrópole e acesso às oportunidades educacionais. Revista Eure, v. XXXV, n. 16, p.101-129, diciembre, 2009.
ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Orgs.). Família & Escola: Novas perspectivas de análise. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.
ROSA, Thaís Troncon. Favelas, Periferias: uma reflexão sobre conceitos e dicotomias.Anais do 33º Encontro Anual da Anpocs. Set/2009.
ROSSI, Laura; BURGOS, Marcelo Baumann. O valor da educação escolar para as famílias: confronto entre a percepção dos responsáveis e o senso comum escolar. In: BURGOS, Marcelo Baumann. A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
SALOMONE, Renata. Entre o universal e o particular: o desafio da práxis pedagógica em escolas de meios populares. In: PAIVA, Angela Randolpho; BURGOS, Marcelo Bauma
SANTOS, Graziella Souza dos. Recontextualizações Curriculares: uma análise sobre os processos curriculares no âmbito do planejamento e das práticas pedagógicas de ensino dos professores. Porto Alegre, 2017. 294f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
TORRES, Haroldo da Gama et al. Pobreza e espaço: padrões de segregação em São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo , v. 17, n. 47, p. 97-128, Apr. 2003 .
TORRES, H.; MARQUES, E. Reflexões sobre a hiperperiferia: novas e velhas faces da pobreza no entorno metropolitano. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, n. 4, p. 49-70, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.